Arraial D'Ajuda

Nadador morre durante competição em Porto Seguro

Caso aconteceu neste sábado (13), na Praia dos Pescadores, no extremo sul baiano. Atleta foi identificado como Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos.

13/04/2024 às 18h58, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Atleta
Foto: Redes Sociais

Um nadador morreu enquanto participava de uma competição de natação em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O caso aconteceu neste sábado (13), na Praia dos Pescadores, situada no distrito de Arraial D’Ajuda.

O atleta foi identificado como Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, natural de Salvador.

Ele participava da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

Conforme registro do Corpo de Bombeiros, Dielson desapareceu durante a prova de 5km e não retornou para a areia. Choveu forte durante a competição.

As buscas iniciaram imediatamente, com uso de moto aquática, guarda-vidas, pranchão, barcos da Marinha e também da organização do evento.

O homem foi encontrado pela Marinha no início da tarde, já sem vida. Ele estava na altura da Barraca Manito e do Complexo Toatoa.

O reconhecimento foi feito pela esposa de Dielson. No momento, o corpo dele está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Procurada pelo g1, a Federação Baiana enviou uma nota de pesar, em que expressa “sinceras condolências à família, amigos e toda a comunidade esportiva que compartilhada da paixão e dedicação do atleta”.

Questionada sobre a estrutura de segurança da competição, a FBDA disse que havia um “número significativo de embarcações de apoio e salva-vidas”.

“Tínhamos um contingente de 11 embarcações, incluindo lanchas e jet-skis, tanto da Federação quanto do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, para garantir a segurança dos atletas”, diz um trecho da nota.

A federação acrescenta que os atletas estavam dentro dos limites considerados seguros para o contingente de equipamentos de segurança disponíveis.

“No entanto, com a entrada repentina do vento e a mudança nas condições climáticas, a prova foi suspensa. Situações adversas como essa podem ocorrer em provas de águas abertas, e infelizmente, não são previsíveis de antemão”, afirma a entidade.

O portal e a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, tentam contato com a Confederação Brasileira, mas ainda não tiveram retorno.

Condições de execução da prova

De acordo com a federação, a tempestade que caiu durante a competição não foi identificada na previsão. A suspensão ocorreu após a primeira metade da prova, quando perceberam que as condições do mar se tornaram adversas. Os primeiros colocados dos grupos masculino e feminino já haviam concluído a travessia.

“Até a primeira volta, por exemplo, a grande maioria dos atletas tinha conseguido fazer. Embora a gente entenda que a prova estava exigindo realmente um grau de dificuldade maior, pois havia um trecho de correnteza contra e um trecho a favor”, esclareceu a entidade.

Quanto à distância entre as boias de segurança, a FBDA diz que costuma separar entre 400 e 450 metros até a visualização de boia. No caso da competição em Porto Seguro, a distância era de 300 metros entre uma boia e outra.

Fonte: g1 Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade