Bahia

Mais de 45 mil CNHs aguardam retirada no Detran-BA

Condutores devem retirar documentos na rede SAC. Já para os veículos há desconto de 10% no IPVA para as placas de final 7 e 8.

22/06/2023 às 08h10, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Detran

Para quem pretende pegar estrada durante os festejos de São João, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) informa que há 45.544 carteiras de habilitação (CNH) aguardando retirada, na rede de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Já os donos de automóveis com placas de final 7 e 8 têm até os dias 29 e 30 de junho para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 com 10% de desconto, à vista. Os que optarem por parcelar o pagamento em até cinco vezes podem realizar a quitação da primeira cota nas mesmas datas, sem o desconto.

O procedimento de retirada das CNHs é simples: basta ir à unidade onde foi feita a solicitação, sem necessidade de agendamento prévio. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Além das CNHs, há também 39.412 carteiras de identidades (RG) e 3,5 mil passaportes, totalizando mais de 88 mil documentos esquecidos.

Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC no Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (7.384), seguido pelo SAC Barra (7.082) e o SAC Salvador Shopping (6.839). No interior do estado, quem lidera o ranking de documentos represados é o SAC Conquista II, no Boulevard Shopping (5.233); seguido pelo SAC Feira II (2.586) e o SAC Porto Seguro (2.575).

IPVA

Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, basta apenas apresentar o número do Renavam.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o cidadão deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta do Detran-BA diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade