Inspeção dos Bafômetros

Ibametro intensifica verificação dos equipamentos de bafômetros pelo Brasil

Esses dispositivos são essenciais para determinar a concentração de álcool ingerido por condutores de veículos, contribuindo com a fiscalização de trânsito.

25/07/2023 às 08h29, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Ibametro

Neste mês de julho, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está intensificando suas atividades nas áreas de metrologia aplicadas a segurança no trânsito e saúde pública, focando especialmente na verificação de etilômetros portáteis e não portáteis, também conhecidos como bafômetros. Esses dispositivos são essenciais para determinar a concentração de álcool ingerido por condutores de veículos, contribuindo com a fiscalização de trânsito.

O Ibametro é responsável por verificar esses equipamentos em cooperação com os Institutos de Pesos e Medidas (IPEM’s) recebendo equipamentos dos estados do Acre, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Brasília-DF, Tocantins e Ceará, além de auxiliar a Polícia Rodoviária Federal e do Estado da Bahia, garantindo a precisão e confiabilidade dos etilômetros utilizados pelos órgãos fiscalizadores.

“Nosso compromisso em assegurar a qualidade e eficácia desses dispositivos reflete o empenho de toda a equipe do Ibametro em contribuir com a fiscalização de trânsito em vários estados do Brasil. Estamos dedicados a promover a confiabilidade dos resultados obtidos, visando sempre a segurança de condutores, passageiros e pedestres. Ao marcar os etilômetros aprovados, reforçamos nosso papel como órgão de metrologia, zelando pela integridade dos instrumentos e pela proteção da sociedade”, destaca Thales Dourado, diretor-geral do Instituto.

Além da aplicação no trânsito, o equipamento também é utilizado para fiscalizar condutores de embarcações e aeronaves que transportam pessoas e cargas, contribuindo significativamente para a segurança e prevenção de acidentes em diferentes meios de transporte.

Os limites de aprovação dos etilômetros seguem os critérios estabelecidos pela Portaria INMETRO n° 369, de 8 de setembro de 2021, garantindo a conformidade e precisão desses dispositivos. Após a aprovação, os bafômetros recebem a marca de verificação, que é colocada em local visível ao usuário, e é emitido um Certificado de Verificação contendo a data de validade, que deve acompanhar o dispositivo.

O compromisso do Ibametro com a metrologia aplicada à segurança no trânsito e saúde pública e a constante verificação de etilômetros reforçam o papel essencial desempenhado pelo instituto na promoção da segurança no trânsito e em outros meios de transporte, sempre zelando pela exatidão dos instrumentos de medição utilizados pelos órgãos fiscalizadores em todo o país.

Fonte: Gov/BA

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade