Bahia
Homem flagrado em vídeo carneando sucuri de cinco metros é procurado por fiscais ambientais
O vídeo, feito no último domingo (7) pelo caçador na sua própria casa, foi publicado no grupo familiar nas redes sociais, mas acabou vazando.
09/08/2022 às 21h06, Por Acorda Cidade

Autoridades ambientais de Santa Cruz Cabrália estão à procura de um morador do bairro Campo Verde flagrado em um vídeo tirando o couro de uma sucuri para aproveitar a carne. A vizinha do homem, que aparece na imagem ajudando a segurar o animal silvestre, também poderá ser responsabilizada caso seja configurado o crime ambiental, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Cabrália, Fernando Ricaldi.
O vídeo, feito no último domingo (7) pelo caçador na sua própria casa, foi publicado no grupo familiar nas redes sociais, mas acabou vazando. Segundo informações, ele seria pescador artesanal.
A equipe ambiental da prefeitura esteve na segunda (8) e nesta terça-feira (9) na casa onde foi feita a filmagem, mas o caçador não foi encontrado, tampouco a vizinha. No local também não foram achados vestígios do couro ou da carne da serpente.
LEI DE CRIMES AMBIENTAIS – A caça de animais silvestres, como a sucuri, é proibida no Brasil, com pena prevista de seis meses a três anos de detenção para esse tipo de crime. No entanto, a legislação permite a captura desses animais por populações tradicionais, como quilombolas e indígenas, desde que seja para subsistência.
Por isso, os fiscais ambientais do município querem ouvir a versão do pescador artesanal para entender se o que ele fez configura crime ou se atende aos requisitos para ser considerado consumo de subsistência, apesar de existirem diversos mercados no bairro Campo Verde onde o pescador poderia adquirir carne para consumo, de forma fácil e legalizada, sem a necessidade de matar um animal silvestre.
SUCURI LEVA ANOS PARA CHEGAR NESSE PORTE – De acordo com o herpetólogo (especialista em répteis e anfíbios) Luiz Norberto Weber, professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a sucuri que aparece no vídeo é do gênero Eunectes, mais encontrada em lagoas e charcos próximo ao litoral, inclusive no Extremo Sul da Bahia.
O especialista estima que o animal media aproximadamente cinco metros. Weber lamentou o crime ambiental e disse que uma sucuri leva muitos anos para chegar nesse porte.
Fonte: Radar 64
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Bahia
MPF na Bahia tem novo procurador-chefe para biênio 2023-2025
Santos tomou posse do cargo esta semana em evento realizado na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, e iniciou...
03/12/2023 às 19h12

Meio Ambiente
Seis jiboias enroladas em bicicletas são resgatadas pela Coppa da Polícia Militar
PMs receberam o chamado de moradores do Edifício Residencial Luca, indicando a presença dos animais.
03/12/2023 às 18h11

Bahia
Cerca de 200 bombeiros militares atuam no combate a incêndios florestais no interior da Bahia
Os trabalhos fazem parte da Operação Florestal 2023, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que teve início no...
03/12/2023 às 16h39

Bahia
Incêndio atinge hotel em Salvador
A Defesa Civil de Salvador acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.
03/12/2023 às 13h00

Bahia
Incêndio se alastra em mata e deixa cidades do Recôncavo sem internet
O fogo atingiu a mata que fica localizada na estrada que liga Cachoeira à Capoeiruçu e rapidamente as chamas se...
03/12/2023 às 09h59

Educação
Cerca de 1.500 pessoas são esperadas na Conferência Estadual de Educação em Salvador
O objetivo é discutir o "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental...
01/12/2023 às 17h18
Que país de sacana esse nosso : uma pessoa mata um ser humano e some por 3 três dias quando aparece não pode ser presa por não ser flagrante. Quando mata um animal pra matar a fome aí a polícia vai atrás. Animal tá valendo mais do que gente. País de burro
Pois é, ele poderá pegar até 7 anos de prisão, kkkkkkkkkkk, é brincadeira. E o pior de tudo um político rouba dinheiro e não dá nada, e ainda como PIZZA.
Essa mania de querer filmar e postar tudo, olha no que deu, corre o risco de ficar preso e no mínimo pagar uma multa.
Olá!!! Sei que já passou um tempinho, mas essa sucuri dava quantos quilos???)