Bahia

Governo do Estado abre inscrições para Editais de Apoio a Agroindústrias Familiares da Bahia

A iniciativa permitirá a contratação de profissionais especializados em Assessoria Técnica e em Apoio à Gestão e Acesso a Mercado.

10/07/2024 às 17h02, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Governo do Estado abre inscrições para Editais de Apoio a Agroindústrias Familiares da Bahia
Foto: Divulgação

As inscrições para os editais de apoio ao funcionamento e gestão de agroindústrias familiares da Bahia começaram nesta segunda-feira, 8 de julho. Esta é uma oportunidade imperdível para associações e cooperativas da agricultura familiar que gerenciam agroindústrias. Os interessados podem se inscrever acessando o site www.car.ba.gov.br, onde encontrarão os editais completos e as instruções para a inscrição. Os editais são uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

O Edital CAR para Organizações Produtivas Dinâmicas prevê a seleção de até 90 propostas e é direcionado a organizações produtivas que já possuem certo grau de maturidade na gestão de negócios e acesso a mercados. Essas agroindústrias dinâmicas, apesar de terem uma estrutura adequada, ainda necessitam de melhorias para ampliar a comercialização de seus produtos.

A iniciativa permitirá a contratação de profissionais especializados em Assessoria Técnica e em Apoio à Gestão e Acesso a Mercado. Estes profissionais contribuirão para a qualificação da gestão das agroindústrias, implementando ou melhorando modelos de gestão de forma participativa, com envolvimento de todos os cooperados. O objetivo é solucionar desafios da produção, gestão e acesso a mercados, implementando ferramentas e soluções eficazes.

Zene Vieira, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), compartilha o entusiasmo: “A Copirecê vai participar como cooperativa dinâmica. Nesse momento, precisamos nos posicionar com profissionais que consigam elevar ainda mais nossos produtos, como o flocão de milho não transgênico, em mercados nacionais e internacionais e organizar a base produtiva com mais força ainda”.

Já o Edital CAR para Organizações Produtivas Ativas é voltado para organizações produtivas em estágios embrionários ou intermediários de desenvolvimento. Essas agroindústrias de menor porte enfrentam fragilidades na gestão e possuem ações mercadológicas incipientes. O edital busca promover avanços na produção, produtividade e acesso ao mercado, selecionando aproximadamente 320 organizações.

Selma Neves, presidente da Associação de Mulheres Camponesas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Palmas de Monte Alto, destacou a importância desse apoio: “Nós de empreendimentos temos muita dificuldade com a questão de gestão, comercialização, padronização de produtos e aquisição de novos equipamentos. A expectativa é grande, vamos ter muito a crescer com esses editais. Sabemos produzir, mas não tínhamos mecanismos para colocar nosso produto no mercado. Com nossa estrutura pronta e equipada e a equipe treinada, vemos nesse edital um suporte para administrar melhor nossos empreendimentos e conseguir levar nossos produtos ao mercado. Acredito que vai ser um avanço grande não só para nosso empreendimento, mas para toda a Bahia”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade