Utilidade Pública

Gerente da Coelba orienta sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica

Para conscientizar a população sobre esses riscos, o gerente da Neoenergia Coelba, Valdemir Araújo, trouxe informações para consumidores e trabalhadores, principalmente da construção civil, evitarem acidentes.

11/09/2023 às 22h27, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Neoenergia Coelba

Se algum dia você já soltou pipa, com certeza ouviu alguém alertando para tomar cuidado com os fios da rede elétrica. Além da brincadeira, outras atividades como podar árvores, mexer em antenas, realizar a manutenção da rede por conta própria são consideradas ações perigosas por envolver a proximidade com as redes de alta tensão.

Para trabalhadores da área, o risco também é iminente diante dos perigos em mexer diretamente com a rede. Na última sexta-feira (8), Alexsandro dos Santos de Araújo, morreu após receber uma descarga elétrica enquanto trabalha na Vaquejada de Serrinha.

Para conscientizar a população sobre esses riscos, o gerente da Neoenergia Coelba, Valdemir Araújo, trouxe informações para consumidores e trabalhadores, principalmente da construção civil, evitarem acidentes.

“As orientações são sempre manter a distância de 2,5 metros da rede elétrica para as construções ou reformas que forem realizar, além de evitar o uso de vergalhões, sarrafos, régua de reboco em locais que estejam numa proximidade que seja inferior a 2,5 metros. Escadas, andaimes, também precisam respeitar a distância, pois podem ocasionar choques elétricos mesmo sem ter o contato com o cabo, através da indução”, explicou o gerente em entrevista ao Acorda Cidade. 

Conforme o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), de janeiro até o mês de julho deste ano, já foram registrados 217 acidentes de trabalho, alguns deles relacionados à rede elétrica. A construção civil é um dos segmentos com mais vítimas.

No último mês, três trabalhadores ficaram feridos após receber descarga elétrica em uma construção no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. O gerente da Coelba explicou os fatores principais que levam as fatalidades envolvendo a energia. 

Acidente
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Os eventos acidentais registrados e históricos que temos em Feira de Santana estão relacionados a aproximação da rede elétrica. Eles tiveram de alguma forma a aproximação de algum equipamento, de algum material utilizado na construção, pela reforma, pela pessoa que estava lá trabalhando e acabou recebendo o choque elétrico. Descumprindo aquela distância dos 2,5 metros que não foi considerada e por isso acabaram ficando expostos a um risco muito alto”, pontuou. 

Segundo Valdemir, nos últimos cinco anos houve o registro de 26 acidentes com a rede elétrica, sendo que em nove as vítimas morreram. Apesar disso, ele explica que nos últimos três anos tem observado uma redução três vezes menor no número de ocorrências na região de Feira de Santana.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para promover a segurança dos trabalhadores da construção civil, a Coelba atende mediante solicitações para aqueles que estão começando a construir ou reformar e necessitam de alguma orientação com relação à rede elétrica externa. 

“Toda vez que a Coelba for acionada é enviada uma equipe técnica ao local para fazer uma análise considerando todos os aspectos que envolvam a atividade a ser realizada pelo profissional ou pelo aquele empreendimento com total segurança. Avalia todas as condições técnicas de proximidade da rede para que o serviço seja feito com segurança e é feita toda a orientação e o direcionamento adequado para a construção ocorrer dentro dos padrões de qualidade e segurança”, declarou. 

Muitos acidentes podem ser evitados quando as pessoas se orientam sobre as normas de segurança para serviços realizados próximos à rede. A pessoa pode ser atingida pela descarga elétrica mesmo sem ter o contato direto com os fios. Isso se chama choque por indução, como informou o gerente ao Acorda Cidade. Por isso, sempre deve-se evitar encostar em fios caídos e nas proximidades.

“A indução está estabelecida a distância de segurança, que são esses 2,5 metros, independentemente da voltagem daquela rede, o que nós temos de registros são nessas áreas urbanas, a rede de baixa, de média tensão e a orientação ela prevalece a de manter a distância de 2,5 metros da rede de energia”, esclareceu.

Além da distância obrigatória de 2,5 metros, os equipamentos de segurança do trabalho (EPIs) são fundamentais para minimizar acidentes. 

“O contratante, o proprietário do empreendimento, ele pode ajudar a prevenir qualquer tipo de evento acidental garantindo que as pessoas que irão trabalhar estejam utilizando as botinas de segurança, óculos de proteção para minimizar todo e qualquer impacto que possa ocorrer na execução desse tipo de atividade. Além da distância de segurança da rede de energia”, informou.

A Coelba realiza campanhas com a comunidade para alertar sobre os riscos e perigos da proximidade com as instalações da rede elétrica.

Neoenergia Coelba_ Foto Divulgação
Foto: Divulgação/ Neoenergia Coelba

“Nós temos as nossas equipes internas de comissão de prevenção de acidentes para fazer esse trabalho juntamente com os colaboradores no sentido de levar informação, conhecimento e a orientação. E quero reforçar nossos canais também de atendimento para nos acionar sempre que for necessário que houver algum tipo de dúvida para orientar melhor as equipes em campo”, finalizou Valdemir. 

coelba_bahia
Foto: Divulgação

Para acidentes com vítimas envolvendo a rede elétrica, acionar o Samu pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

Para ocorrências somente com a rede, deve-se afastar dos fios e das proximidades do local e entrar em contato com a Coelba imediatamente pelo número gratuito 116. 

Leia também:

Morre homem que sofreu descarga elétrica enquanto trabalhava na Vaquejada de Serrinha

217 acidentes de trabalho já foram registrados em Feira de Santana neste ano

Três pedreiros ficam feridos após receberem descarga elétrica em construção no bairro Cidade Nova

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Diversas vezes que chamamos a Coelba para casos de emergência, principalmente incêndios nos postes e fiações, além da demora no atendimento, ouvimos a resposta que irão atender em “até 24 horas”. Ainda existem os casos de “postes prestes a cair, enferrujados ou rachados, fiações entrelaçadas com outras fiações, fios caídos etc etc”. Lâmpadas queimadas chegam a levar até semanas para trocarem……. blá blá blá

    1. No tempo da elenge eu vi com os meus próprios olhos eletricista de corte e ligação comprar casa , chácara e casa na praia , seu Márcio deu chance e oportunidades a muitos porém peão hj chora de saudades

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade