Pelourinho

Flipelô tem destaque para novos autores baianos

A administradora Katiana Rigaud se descobriu escritora aos 40 anos.

07/08/2023 às 15h52, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Foi bem no início da pandemia que a baiana Katiana Rigaud leu pela primeira vez o Diário de Anne Frank. “Não sabíamos o que ia acontecer e eu ficava pensando que ela não sobreviveu, tinha muitos sonhos e gostava da vida, como eu. Sentia que ia viver por ela depois que tudo melhorasse. Ela queria ser jornalista e escritora, entre outras coisas”, comentou. Formada em Administração, Katiana tinha o sonho adormecido de escrever livros. De reescrever a sua história. Katiana – e suas três obras literárias solo – estreia na Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho) no dia 10 de agosto.

Anos atrás, sentou e escreveu – em um mês – o seu primeiro livro, que ficou guardado durante sete anos. “Só sabia que um dia publicaria, mas segui a vida normalmente, sem ninguém saber”, relembra. Quando ia comemorar 40 anos e teve a celebração suspensa pela pandemia, teve a intuição de que era a hora certa. Prefiro gente (Amelie Editorial) nasceu no ano de 2020. Por indicação da editora, o perfil “meu jeito de escrever”, surgiu no Instagram, logo em seguida.

“Foi com essa experiência que entendi que sou escritora e que tenho um jeito de escrever espontâneo, poético”, resume. Dos textos compartilhados na rede social, brotou Diário de Roberta, lançado ano passado durante a Bienal do Livro da Bahia.

“Tenho outros livros estruturados e iniciados, mas o Diário de Roberta passou na frente pelo contexto”.

É difícil enquadrar seus textos em um único estilo, mas a Prosa Poética a define bem. As duas obras com texto sensível e reflexões diversas destinadas ao público adulto acabaram caindo nas graças dos leitores adolescentes. Muitos professores levam seus livros para a sala de aula.

“Recentemente, uma garota aparentando 15 anos viu meu livro e disse que conheceu através de sua professora. Nos abraçamos! Eu achava que a maior alegria do escritor era ser lido, mas esse contato, certamente, superou! Acrescento o dia que meu livro chegou em uma biblioteca pública, muita emoção”, descreve. “Sempre que algum professor me fala que levou meu livro para a sala de aula meu coração transborda”.

Sua prosa poética é sobre pessoas, encontros, emoções e as percepções que vamos tendo da vida. Afinal, nada é estático, à toa. Tudo ganha sentido e compreensões. A conversa filosófica da autora nasce de viagens internas e lugares especiais que visita. A capa do Diário de Roberta tem como elemento especial o baobá, ilustrado por uma artista pernambucana em aquarela artesanal.

“É uma referência à foto que tirei em Recife no mesmo ano da publicação do livro. Gosto de sentir as conexões”.

E de criar conexões também. Na peleja de autora independente, Katiana Rigaud carrega consigo livros de outros escritores para divulgar junto com sua obra em cada feira ou evento literário que participa. É uma espécie de sororidade literária.

“É transformador e multiplicador. Cria espaço, oportunidade, coletividade. Incentiva a leitura, a escrita e a produção de outros escritores incríveis que precisam ser mais conhecidos”. A cultura só ganha. Katiana Rigaud segue com seu amor pelos livros e sua máxima. “A cultura é viva. Assim vivo!”, conclui.

Sobre a autora:

Foto: Divulgação

Katiana Rigaud é natural de Ilhéus, mas adotou a capital baiana como morada. Administradora e pós-graduada em Psicologia Organizacional, teve a vida transformada pelo movimento das palavras. “Passei a vida inteira na certeza de que não tinha talento algum. Descobrir minha arte me conecta com tudo de bom que acredito”. Com dois livros solos – Prefiro Gente (Amelie Editorial, 2020) e Diário de Roberta (Via Literatum, 2022) e um infantil – Todo mundo é muita gente (Via Literatum, 2023) publicados, participa e organiza coletâneas com outros autores.

Agora está nos preparativos do próximo lançamento. O novo livro infantil será apresentado ao público dia 19 de agosto, na Livraria Escariz, do Shopping Barra. “Sempre me senti bem, mas depois que publiquei o primeiro livro, com certeza, sou mais feliz. O movimento cultural, o contato com o leitor e as vivências relacionadas me realizam”.

A Flipelô será realizada entre os dias 9 e 13 de agosto, no Centro Histórico de Salvador e homenageará a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. Grandes nomes da literatura internacional e brasileira já estão confirmados

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FLIPELO 2023 – A grande festa literária da Bahia que traz escritores novos e renomados e espera receber
    mais de 200 mil pessoas. E no 11/08 as 10:30 será lançado o livro ” ALICE E O ENIGMA DO OURUVAIA”
    da professora e pesquisadora Helena Nascimento. Que trás na sua escrita um viés de represatividade do
    nosso povo.
    Até lá

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade