Bahia

Fapesb e Fapesp lançam chamada de apoio à pesquisa colaborativa

29/09/2023 às 17h01, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

“Ampliar as relações entre pesquisadores paulistas e baianos, de forma que possamos acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico em áreas de interesse comum”. É desta maneira que o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Handerson Leite, resume a nova chamada lançada entre a fundação baiana, que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O anúncio do novo edital foi feito durante o Fórum Nacional Consecti e Confap, que acontece em Santarém, no estado do Pará, até 30 de setembro. O evento reúne presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de CT&I, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à CT&I.

O objetivo do edital é formar e fortalecer redes de pesquisas colaborativas entre os estados da Bahia e de São Paulo. Fapesb e Fapesp receberão propostas de pesquisa nas áreas que englobam conhecimentos avançados em, ao menos, um dos seguintes temas: Energias Renováveis, Nanotecnologia, Economia Verde e Tecnologia de Alimentos.

O valor total destinado pela Fapesb para a Chamada é de R$ 3 milhões. A Fapesp fará o aporte necessário para acomodar o número de propostas possíveis dentro do orçamento da Fapesb, permitindo um valor máximo de até R$ 300 mil por proposta (incluindo Reservas Técnicas, Benefícios Complementares e possíveis bolsas). De acordo com Handerson Leite, essa parceria dobra a capacidade de investimento em setores estratégicos. “Para cada real colocado pela Fapesb, teremos o mesmo valor aportado pala Fundação de São Paulo”, afirma.

Na Fapesb, as propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, por meio do preenchimento completo do formulário online específico para o edital. A proposta submetida deverá estabelecer parcerias institucionais que envolvam uma Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa localizada no estado de São Paulo e, pelo menos, mais uma Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituição Científica e/ou Tecnológica (ICT) localizada no estado da Bahia, diferente daquela de vínculo do proponente, visando à formação e o fortalecimento de redes de pesquisa.

Além de pesquisadores doutores, pessoas denominadas proponentes e que tenham vínculo empregatício permanente com Instituições de Ensino Superior (IESs) ou com Instituições Científicas e/ou Tecnológicas (ICTs), públicas ou privadas sem fins lucrativos, localizadas no Estado da Bahia, também poderão submeter seus projetos.

As propostas serão recebidas até 7 de dezembro de 2023. O edital com todas as informações está disponível nos endereços www.fapesb.ba.gov.br e www.fapesp.br.

Fonte: Gov/BA

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade