Bahia

Exposição Origem Week reúne produtores de chocolate da Bahia e outros estados

O Festival do Cacau conta com a participação de produtores de outros gêneros alimentícios da agricultura familiar.

17/03/2024 às 12h00, Por Thiago Fonseca

Compartilhe essa notícia

Foto: Thiago Fonseca/Acorda Cidade

Produtores de chocolates de diversas regiões da Bahia e de outros estados como Pará participam da exposição Origem Week, que ocorre no centro de convenções de Salvador, localizado no bairro Boca do Rio, entre os dias 14 e 17 de março de 2024.

Foto: Thiago Fonseca/Acorda Cidade

O Festival do Cacau conta com a participação de produtores de outros gêneros alimentícios e da agricultura familiar. Vários tipos de queijos, chocolates, geleias artesanais, mel de cacau, licores, linguiças de caprino e suínos, cafés, charutos e vinhos podem ser degustados e adquiridos pelos visitantes durante os quatro dias da feira que termina neste domingo (17).

O evento acontece das 14h às 22h com entrada gratuita através do Instagram @chocolat_festival e a doação de 1 kg (um) de alimento não perecível que será destinado ao programa Bahia Sem Fome, lançado pelo governo do estado em 2023.

Foto: Thiago Fonseca/Acorda Cidade

Todos os dias estão se apresentando vários chefs compartilhando com o público experiências de receitas que levam o chocolate, na sexta-feira (16) a chef Mariana Corbetta veio diretamente da Argentina e ensinou como fazer ovos de páscoa artesanais, a apresentação iniciou às 20h30 e foi uma oportunidade imperdível para explorar os sabores autênticos da cozinha argentina sob a orientação da talentosa chef e ao final público pôde se deliciar com a degustação dos chocolates recheados com doce de leite.

Foto: Thiago Fonseca/Acorda Cidade

Outra atração é a escultura de chocolate que está sendo feita pelo Chef Thiago Cruz, a arte está sendo realizada ao vivo durante a Origem Week em um dos stands que pode ser fotografada e admirada pelo público, inclusive tem chamado a atenção bastante das crianças.

Foto: Thiago Fonseca/Acorda Cidade

Vinícolas

A vinícola VAZ situada na cidade de Morro do Chapéu/BA também está presente novamente no evento com vinhos que vão de espumantes ao Rosé para degustação.

“Lá temos 5 hectares de uvas plantadas para elaboração de vinhos tintos, rosé e branco. Temos um vinho premiado denominado Ferro Doido – em homenagem a cachoeira situada na cidade. Em 2022 abrimos a vinícola para o Enoturismo com visitações guiadas as plantações e conhecimento do processo de fabricação. Por fim, os turistas são levados a Cantina e a adega subterrânea finalizando com a degustação de alguns rótulos”, contou Rafaela Lacerda em entrevista ao Acorda Cidade.

Ainda segundo Rafaela, além da visitação guiada o turista pode apenas fazer a degustação e pagar somente pelo consumo.

Queijos

Como queijo, vinho e chocolate são uma combinação perfeita, a empresa Davaca também conta com um stand com a degustação de vários queijos como o prato zero lactose bastante elogiado pelo público. Diretamente da cidade de Ruy Barbosa a Queijaria Sabor do Campo traz uma novidade que é o queijo que passa por um processo de defumação no vinho. Confira o instagram: @sabordocampo_queijo

Estrada do Chocolate:

A exposição conta com um ambiente temático denominado “Estrada do Chocolate” que conta um pouco do renascimento do chocolate baiano em 2015 após muitos anos de pesquisas com o objetivo de combater a praga vassoura-de-bruxa que comprometeu as lavouras na década de 80 e 90.

Atualmente o estado da Bahia é responsável por 98% das exportações do produto no país, o que possibilitou o surgimentos de várias fábricas de chocolate e de um roteiro gastronômico na região da cidade de Ilhéus. A estrada liga as cidades Ilhéus a Uruçuca, onde estão situadas as antigas fazendas de cacau que produziam chocolates.

Os turistas podem visitar neste roteiro histórico, cultural e gastronômico as fazendas produtoras de Cacau, passando pelas lavouras, da plantação até a secagem das sementes e o beneficiamento das sementes pelas fábricas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade