Bahia

Embasa apresenta cálculos para aumento da tarifa de água

O pedido de reajuste de 9,09% foi feito para possibilitar a recomposição anual dos custos dos insumos utilizados nos serviços.

21/06/2024 às 21h12, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Conta da Embasa
Foto: Divulgação/Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) solicitou à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) o reajuste tarifário de 9,09%. De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom-BA), o pedido foi feito para possibilitar a recomposição anual dos custos dos insumos utilizados nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, como energia elétrica, produtos químicos, entre outros, além de investimentos.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

“Caso autorizado pela Agersa, esse percentual possibilitará que a empresa continue investindo na ampliação do acesso aos serviços, fundamentais para a saúde da população e para a preservação do meio-ambiente, contribuindo para universalização do saneamento básico no Estado da Bahia”, informou a Secom.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o Governo populista,chicoteando o povo mais uma vez,e ainda tentam justificar o aumento da tarifa.
    E a taxa de esgoto, 80% do consumo da água, algo absurdo e vergonhoso.

  2. A Embasa presta um péssimo serviço público no Estado, sem contar que a taxa de esgoto(80%) é uma verdadeira afronta à dignidade do povo baiano.
    Além disso, ninguém está tendo um reajuste salarial no patamar de 9%.
    Espero que a Agersa não concorde com esse pedido absurdo de aumento da conta, que é um descalabro, um verdadeiro tapa na cara do povo baiano.
    Há muito que a Embasa precisa de uma auditoria.

    1. Não se iludam, a corda só parte no lado mais fraco (o povão), vai ser autorizado. Pra enganar os idiotas, a Agersa vai baixar o reajuste de 9,09 para 8,99. Quem viver, verá.

    2. Vc está certo em tudo,sendo que a embasa está sempre “enfrentando” a justiça,perdendo na causa e não obedece a determinação judicial,já era pra a embasa ter reduzido pra 40% a taxa do esgoto,ela já perdeu na justiça mas persiste,da última vez Magno Felzemburg colocou a empresa na justiça,a empresa perdeu na causa mas não baixou a taxa do esgoto,a embasa faz o que quer e fica por isso mesmo,isso é uma vergonha tanto reajuste ela prestando um péssimo
      serviço sendo que não é público,é pago,todos nós pagamos pelo serviço dela na conta,ahh,e quando se fala em reajuste mas é claro que é aprovado,só não é aprovado reajustes pra o trabalhador,mas pra as empresas sim,já já a embasa vai ter todos os reajustes que ela bem quer além dela prestar os serviços de péssima qualidade como sempre ela faz,vergonha isso.

    3. Só falou a verdade, inclusive uma Aqua sem qualidade sai nas torneiras na maioria das vezes cor de ferrugem difícil lavar nossas roupas brancas imagine beber essa água com má qualidade?!

  3. E o esgoto a céu aberto na rua Comendador Gomes bairro panorama próximo ao número 51 continua tem mais de tres mêses que não fazem nada para resolver

  4. Tx de esgosto caríssima. 80%. Se for para ficar subindo assim, privatiza logo. Pelo menos a gente vai poder reclamar ou processar (e ganhar) por conta dos problemas. ICMS caro, gasolina cara, violência lá na casa da zorra. O PT na bahia ficou muito acomodado. Não sabe dialogar.

    1. A embasa já perdeu na justiça,toda vez que ela recorre ela perde a questão na justiça,mas continua cobrando 80% do esgoto no valor da água,lamentavel isso,a embasa é uma empresa que faz o que quer e fica por isso mesmo,vergonha.

  5. Minha água vinha 60,0 fechou registro e só abre 3 a 3 x na semana , agora tem mês que vem, 200 aí vai p 280,00 baixa novamente e
    agora devo 800. Irei no procon. E ministério público tb

    1. Pobre tem isenção de tx. Para o rico, o aumento é irrelevante. Amanhã ele sobe o preço de alguma coisa e recupera o valor. Quem fica mal é a classe média. Ela que banca tudo no país. Banca o pobre e banca o rico.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade