Semana da Água

Em comemoração a Semana da Água, Embasa mostra Estação de Tratamento em Conceição da Feira

O objetivo da visita foi também mostrar toda a rede de tratamento da água até a chegada nas residências,.

21/03/2024 às 22h08, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana,
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Como parte das atividades da Semana da Água 2024, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) promoveu, nesta quinta-feira (21), uma visita com profissionais da imprensa de Feira de Santana à Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana (ETA), localizada em Conceição da Feira.

O objetivo da visita foi também mostrar toda a rede de tratamento da água até a chegada nas residências, além do controle de tratamento e investimentos em novas adutoras no município.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto, deu detalhes sobre o processo de controle no tratamento da água que abastece Feira de Santana e região.

Raimundo Neto
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Aqui em Feira de Santana a gente tem essa grande estação de tratamento que é o coração central de toda a nossa produção de água. É um controle de tratamento muito rigoroso que a gente faz, uma estação de tratamento chamada Completa Convencional que passa pelos processos coagulação, floculação, decantação, filtração com adição de cloro, adição de flúor e fazemos também um controle de qualidade, controle do processo aqui a cada duas horas diariamente na rede de distribuição de Feira de Santana e alguns parâmetros que são feitos em Salvador. São mais de 80 parâmetros que a Embasa controla para garantir a segurança da água para a população”, disse.

Como destacado pelo gerente, o tratamento da água utiliza de processos que incluem a adição de cloro e flúor para garantir a qualidade do recurso natural para o consumo. Questionado sobre a utilização de cada produto no tratamento da água, Raimundo ainda enfatizou que a porcentagem é definida através de legislação.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Existe um parâmetro definido pela legislação, tanto de cloro como de flúor e outros mais de 80 parâmetros de controle de qualidade. Por exemplo, o cloro tem um limite de 5 miligramas por litro. Aqui a gente não sai por mais de 3 miligramas por litro, porque embora a gente saiba que tem essa tolerância, algumas pessoas têm uma resistência à água com cloro um pouquinho mais forte. Mas, a gente sempre lembra, a presença de cloro na água e uma água tratada de forma adequada, é a garantia da segurança sanitária para a população”.

Ao todo, mais de R$ 400 milhões foram investidos na Estação de Tratamento de Água (ETA), para garantir o fornecimento de água para a população. Conforme Raimundo Neto, o investimento possibilita a distribuição do recurso natural por um longo período.

“Nós estamos aqui na obra de ampliação dessa estação de tratamento, é a última etapa da ampliação do sistema produtor de Feira de Santana, foram investidos já, totalizando tudo, mais de R$ 400 milhões e essa estação que hoje nominalmente tem capacidade 1.500 litros por segundo, opera já com 1.700 litros por segundo, passará para 2.250 litros por segundo no primeiro momento e mais na frente 3 mil, ou seja, é a garantia do fornecimento de água para Feira de Santana e região para hoje, para os próximos 20 a 30 anos”, contou.

Nova Adutora

Para facilitar e melhorar o abastecimento de água na região, uma nova adutora já está em fase de conclusão. A obra, que será entregue à população nos próximos meses, tem o objetivo de expandir a distribuição de água em áreas de Feira de Santana.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Essa atual estação de tratamento vai continuar em operação, ela vai ser ampliada por um novo módulo com 50% da capacidade dela no primeiro momento, depois com mais 100%. Essa é a última etapa de todo o projeto de ampliação do sistema de abastecimento de Feira de Santana que começou com o Centro de Reservação do Tomba, o Centro de Reservação Leste, o Centro de Reservação Norte, uma nova adutora que já está totalmente concluída e nos próximos meses a gente deve entregar a última etapa que é a conclusão desta estação de tratamento”, frisou Raimundo.

Água para consumo

Através de uma rede de tratamento rigorosa, a água disponibilizada na torneira, segundo o gerente, é ideal para o consumo. Porém, para garantir a total segurança ao beber água diretamente do registro, é necessário a limpeza frequente dos reservatórios de cada residência.

“Faço isso na minha residência, consumo a água direto da torneira. O único alerta que a gente deixa para a população é a limpeza do seu reservatório domiciliar porque após todo esse trabalho que a Embasa tem e a nossa responsabilidade de entregar uma água adequada até o hidrômetro, se tiver um reservatório sem tampa, um reservatório sujo que não tem sido limpo com frequência, ele pode recontaminar a água dentro da residência. Mas, a água que chega na torneira, na porta, pode sem problema ser consumida pela população”.

Dicas

Nesta sexta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água. Mesmo com o abastecimento ativo, a data chama atenção para a maneira correta da utilização da água diariamente. O gerente da Embasa também aproveitou para dar dicas da importância do recurso natural que inclui o seu uso racional e redução do desperdício.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O uso racional da água, a consciência, não é somente de nós que trabalhamos em uma empresa de saneamento, mas de toda a população. A gente aproveita o dia 22 de março, que é o Dia Mundial da Água, para fazer uma reflexão sobre a preservação dos mananciais, mas também para coibir o desperdício de água. E o desperdício de água é quando você tem um vazamento interno, quando você vai tomar um banho e deixa o seu chuveiro ligado, quando vai escovar os dentes e deixa a torneira também ligada. Então, a gente sempre dá aquelas dicas para a economia. Vai lavar a calçada? Usa a água da máquina de lavar e aproveita e lava logo a calçada, não pega uma água limpa que passou por todo esse processo tão rico e tão complexo aqui. Então, a população é parceira nisso. Também, denunciando as clandestinas, os gatos de água, que também contribuem para essa perda”.

Risco de escassez

Como parte da conscientização sobre a utilização da água, a data celebrada nesta sexta-feira também gera uma reflexão sobre a disponibilidade de água, principalmente com o período de estiagem. Felizmente, Feira de Santana possui grandes mananciais que garantem o abastecimento por um longo período.

Porém, como relatou o gerente da Embasa, mesmo com o abastecimento garantido, muitas localidades vivem escassez da água porque não dispõem de rios nas proximidades.

“A questão da disponibilidade de água no mundo é uma questão mundial. Aqui em Feira de Santana a gente está privilegiado de estar aproximadamente 30 quilômetros de um dos principais mananciais, o lago da barragem de Pedra do Cavalo do Rio Paraguaçu. Mas, isso não é realidade nem no estado da Bahia. Existem regiões que precisam captar água a mais de 100 quilômetros de distância. Existem lugares do país que não têm e existem países no mundo que já não têm essa disponibilidade hídrica. Então, a gente deixa como reflexão que, embora em Feira de Santana a gente esteja em uma condição privilegiada por ter um importante manancial, é importante preservar. O Rio Paraguaçu, o Lago da Barragem de Pedra do Cavalo, ele tem garantia muito longa para a condição desse momento. Contudo, sempre cabe a reflexão porque em alguns lugares do mundo e até do país a água já está acabando”.

Conscientização

Com o tema “Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica”, o slogan da Campanha da Embasa na Semana da Água 2024 faz alusão aos desafios e incertezas de um futuro impactado pelas alterações no clima e seus efeitos negativos nos recursos hídricos.

Questionado sobre a mensagem de conscientização para a população no Dia da Água, o gerente finalizou reforçando a importância das novas gerações no consumo e cuidado com a água.

“O slogan da nossa campanha da Semana da Água 2024 é ‘Mudanças climáticas e segurança hídrica’. Eu estou em Feira há dez anos, mas sou oriundo do estado do Ceará e também é uma região muito quente, mas eu nunca vi, pelo menos não tenho lembrança de um ano de um verão tão intenso como nós estamos tendo agora. Isso é reflexo de um mau uso do meio ambiente, de uma relação muito pouco saudável com os recursos hídricos e quando a temperatura sobe, o ciclo de chuva se altera com a degradação dos recursos hídricos, a gente tem menos disponibilidade de água. Aqui em Feira nós temos esse privilégio em Conceição da Feira de ter esse grande manancial, mas é preciso conscientizar a geração atual e as futuras gerações para cuidar desse recurso tão escasso”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A administração da Embasa tem que visitar as obras que as equipes fazem nas ruas da cidade, deixando as vias deformadas, cheias de buracos e com conclusões mal feitas

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade