Bahia
DNIT entrega 22,5 quilômetros de faixas novas na BR-235
Implantação do segmento teve investimento de R$ 58,7 milhões.
28/04/2023 às 10h47, Por Acorda Cidade

A conexão entre os municípios de Campo Alegre de Lourdes e Remanso, na Bahia, está mais segura e eficiente com a conclusão da construção 22,5 quilômetros de novas faixas da BR-235/BA. O segmento, entre o km 615,7 e km 638,2 da rodovia, integra o lote 10 da contratação integrada para elaboração dos projetos de engenharia (básico e executivo) e execução de obras. Neste trecho, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), investiu aproximadamente R$ 58,7 milhões.
A entrega integra a implantação de 62,3 quilômetros da BR-235/BA, entre o km 601,3 e o km 663,6, que vai de Angico a Campo Alegre de Lourdes. Neste primeiro segmento liberado ao tráfego foram executados a terraplenagem, pavimentação (sub-leito, sub-base, base e capa asfáltica) e implantação de sinalização horizontal e vertical.
A construção destas faixas (uma para cada sentido) apresenta uma importância estratégica para a logística entre as regiões Norte e Nordeste do país. Com 2.253 quilômetros de extensão, a BR-235 garante a ligação entre os estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Dentro da Bahia promoverá o desenvolvimento de toda a região por onde passa, principalmente dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Remanso.
DESENVOLVIMENTO – Considerada a capital do mel nordestina a cidade de Campo Alegre de Lourdes será beneficiada diretamente pela obra. Os 22,5 quilômetros pavimentados da rodovia cortam o município – o que vai facilitar o escoamento da produção que supera as 500 toneladas de mel de abelha, segundo dados da Prefeitura Municipal.
INVESTIMENTO – Importante destacar que o Ministério dos Transportes tem uma previsão orçamentária para este ano a ser aplicada nas rodovias baianas, sob administração do DNIT, de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. O montante será investimento quase que meio a meio para obras de construção e para os contratos vigentes de manutenção/conservação, impulsionando a logística e a economia da Bahia. O valor a ser investido este ano é mais de quatro vezes do que foi executado em 2022 (R$ 368 milhões).
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Será que tá toda pronta? Anos e anos de sofrimento para quem trafega nesse trecho. Deus me livre.