Bahia

Diretoria Executiva e presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia são empossados

Novos diretores reiteraram o compromisso com a missão de fomentar o empreendedorismo e fortalecer as micro e pequenas empresas da Bahia.

31/01/2023 às 20h51, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Diretoria executiva Sebrae_ Foto Divulgação
Foto: Divulgação/Secom

Foram empossados na noite desta segunda-feira (30), em evento no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), em Salvador, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, e a Diretoria Executiva da instituição, formada pelo superintendente Jorge Khoury, o diretor técnico Franklin Santos e o diretor de Administração e Finanças Vitor Lopes. Com a presença de autoridades, representantes de instituições parceiras e do Sistema Sebrae, os diretores empossados, assim como o presidente do CDE, que assumem o quadriênio 2023-2026, reiteraram o compromisso com a missão de fomentar o empreendedorismo e fortalecer as micro e pequenas empresas da Bahia.

O presidente do Conselho Deliberativo, Humberto Miranda, que também é presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), destacou a importância do trabalho focado no desenvolvimento dos pequenos negócios para contribuir para uma sociedade mais próspera e com mais oportunidades. “Mais do que nunca precisamos partir, firmemente, para a formalização de tantos empreendedores que iniciaram suas atividades nesses anos de pandemia, para que tenham acesso a mais oportunidades e possam, assim, também gerar postos de trabalho. E outro desafio é interiorizar ainda mais as ações do Sebrae, para que possamos chegar aos municípios mais distantes”, afirmou.

Reconduzido ao cargo, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou do desafio de ampliar a presença da instituição em todo o estado, por meio de parcerias com o poder público e entidades empresariais. Ele também destacou alguns resultados alcançados em 2022, como os mais de 37 mil atendimentos realizados a pequenos negócios, os 273 agentes capacitados e os 58 mil atendimentos realizados com foco em inovação. “Todos e todas aqui presentes estão convidados a escreverem os próximos 50 anos de empreendedorismo, de bons negócios e de progresso junto ao Sebrae”, apontou o superintendente.

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também prestigiou a cerimônia de posse em Salvador e ressaltou o papel da instituição no apoio aos pequenos negócios, lembrando o número expressivo de empregos gerados por esses empreendimentos. “Importante lembrar que a melhor política social que existe é o emprego. E as micro e pequenas empresas são as maiores geradoras de emprego do país, responsáveis por mais da metade dos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Nesse sentido, o Sebrae se destaca como um instrumento de desenvolvimento, servindo aos setores da indústria, de comércio e serviços e do agronegócio”.

Também reconduzido ao cargo, o diretor técnico Franklin Santos afirmou que esse o novo ciclo se inicia com a consolidação do que já foi realizado, reforçando que, agora, a missão é, essencialmente, avançar. “Vamos trabalhar para o Sebrae ganhar ainda mais produtividade e fazer a instituição chegar onde precisa chegar, que é na micro e pequena empresa. Sobretudo nesse período de pandemia, em que muitas empresas surgiram por necessidade, o Sebrae precisa oferecer seu apoio para reduzir as lacunas que, eventualmente, se abriram por conta da urgência de iniciar uma atividade para gerar renda”, pontuou.

O novo diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes, falou do desafio de atuar para modernizar ainda mais o Sebrae. “Vamos aprofundar ainda mais a modernização do Sebrae, principalmente na parte da evolução digital. Acima de tudo, vamos aprimorar o atendimento ao pequeno negócio. É muito importante contar com a união dessa diretoria, para que possamos levar mais qualificação para as empreendedoras e os empreendedores baianos, que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu.

O ex-presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Carlos de Souza Andrade, fez um breve relato dos avanços e desafios de sua gestão. Ele ressaltou a credibilidade que o Sebrae possui perante à sociedade, principalmente, por conta de uma estrutura com capilaridade e um time de colaboradores qualificado para levar soluções às micro e pequenas empresas. “Celebramos o início de um novo ciclo, com a convicção de que o Sebrae se coloca na história como uma das mais importantes instituições para o desenvolvimento econômico do país, e, tenho certeza, que assim seguirá nos próximos 50 anos”, disse.

Também estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes, o secretário estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, além de prefeitos, deputados, vereadores e outras autoridades.

Conheça os dirigentes

Humberto Miranda é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e ocupava o cargo de vice-presidente do CDE do Sebrae Bahia desde 2019. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1988), ele é também produtor rural. Atuou como extensionista na Empresa de Planejamento e Assistência Técnica e já assumiu a função de coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Foi também coordenador municipal do Projeto Aprisco do Sebrae, prefeito e vice-prefeito de Miguel Calmon.

Jorge Khoury está na superintendência do Sebrae desde 2017 e tem extenso currículo com atuação em instituições nacionais, estaduais e municipais baianas. Engenheiro Civil e deputado federal por cinco mandatos consecutivos, Khoury foi prefeito de Juazeiro e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). No Governo do Estado da Bahia, ele foi secretário da Indústria Comércio e Mineração (SICM), quando atuou como membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh. Foi também Secretário Municipal de Educação e de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) de Salvador.

Franklin Santos é administrador de empresas com especialização em Gestão de Projetos (FGV/Eaesp). O atual diretor Técnico é funcionário de carreira do Sebrae desde 1998, tendo começado suas atividades na Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus, como estagiário, em 1995.

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitor Lopes foi diretor presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). O executivo assume a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae após gerenciar as unidades de Projetos Especiais, Mercados e Internacionalização e de Captação de Recursos Financeiros.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade