Bahia

Cozinha e Padaria Comunitária potencializam produção de alimentos em Rafael Jambeiro

A Cozinha e Padaria Comunitária contam com equipamentos de ponta que ajudarão a otimizar a produção de alimentos.

19/06/2024 às 17h46, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: André Frutuôso/ASCOM

Agricultores familiares das comunidades Bela Vista e Mandacaru, no município de Rafael Jambeiro, celebraram, nesta terça-feira (18), a inauguração oficial de dois empreendimentos que irão otimizar e potencializar a produção de alimentos. As entregas de uma Cozinha Comunitária e uma Padaria Comunitária foram realizadas por representantes do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, observou que Rafael Jambeiro é um município promissor que está “no coração” do Território Piemonte do Paraguaçu, e, desta forma, é necessário apoiar e fomentar a produção rural local. “Participamos de uma agenda prazerosa e muito construtiva que traz oportunidades para o povo de Rafael Jambeiro. Na sede, apresentamos uma estratégia que chamamos de alianças produtivas, onde articulamos uma parceria entre Prefeitura, empresários e Governo do Estado. Na zona rural, entregamos duas agroindústrias importantes, que estruturam e qualificam a produção de alimentos, como bolos, pães, doces, compotas, geleias, sequilhos e outros produtos.”

Marinalva Francisca dos Santos, da Associação A Videira dos Ramos, em Mandacaru, comemorou a inauguração da Padaria Comunitária e pontuou que a chegada do empreendimento, além de ser a realização de um sonho, é um marco de uma nova era para a comunidade. “A implantação desta padaria, além de nos ajudar na produção de pães, sequilhos e outras delícias, é uma oportunidade de emprego para muita gente, especialmente os jovens e nós mulheres”.

Lindineide Santana, presidente da Associação dos Moradores de Bela Vista, celebrou a cozinha comunitária. “A expectativa é grande de melhorar a qualidade de vida e aumentar a renda. A maioria das mulheres depende dos maridos e não têm renda, e essa será uma forma de libertar essas mulheres financeiramente. Além disso, haverá a possibilidade de incluir a juventude, para que tomem gosto por trabalhar em grupo e permaneçam na propriedade.” A cozinha é equipada com batedeira, liquidificador, geladeira, freezer, balança, seladora, forno e fogão. Com a entrega da unidade, a produção contará com bolos de aipim, puba, bolo na palha de banana, pamonha e salgados.

A Cozinha e Padaria Comunitária contam com equipamentos de ponta, como fogão, batedeira, liquidificador, forno e outros equipamentos industriais que ajudarão a otimizar a produção de alimentos. Esses produtos poderão ser comercializados via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade