Bahia

Coren-BA está com inscrições abertas para Semana de Enfermagem 2022

A programação contará com palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos.

13/05/2022 às 10h13, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Será realizada entra os dias 17 e 20 de maio, em toda a Bahia, a Semana de Enfermagem 2022. O evento, que é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), será gratuito e ocorrerá em formato híbrido (presencial e online). A programação contará com palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos, como parte das comemorações pelo Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, em 12 de maio.

Para participarem do evento, os profissionais ou estudantes da área devem efetuar sua inscrição até o dia 18 de maio de forma gratuita através do link: https://www.even3.com.br/semanadeenfermagem2022. Em Feira de Santana, será ofertado no dia 17 de maio o curso presencial sobre feridas, coberturas e tecnologia nos diversos níveis de atenção à saúde, no auditório da Faculdade Pitágoras, das 13h às 16h.

Outras cidades com programação presencial serão Salvador, Vitória da Conquista, Paripiranga, Juazeiro, Itabuna, Cícero Dantas, Barreiras, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Ribeira do Pombal.

De acordo com a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, os profissionais ou estudantes da enfermagem que desejarem participar da programação de forma online receberão um link antecipadamente para acessar as palestras.

“São palestras gratuitas, nós estamos com a programação bem vasta com diversos temas. Vale ressaltar que em Feira, o evento será presencial com a doutora Anne Caroline, mas eu convido a todos a participarem das atividades online que estão abertas de 17 a 20 de maio, o evento é gratuito e tem direito ao certificado”, informou.

Piso da categoria

A presidente do Coren-BA falou também sobre a vitória que os profissionais de enfermagem alcançaram em relação ao piso nacional da categoria.

De acordo com ela o Projeto de Lei (PL) 2564 obteve aprovação por unanimidade no Senado Federal, e no dia 4 de maio, houve também a aprovação na Câmara dos Deputados. “Neste momento nós aguardamos a sanção presidencial, que está condicionada a encontrar uma fonte de recursos para subsidiar o piso nas esferas tanto pública como filantrópica. A PEC 11 está tramitando no Senado para dar mais segurança jurídica, e também existe um projeto de lei complementar que foi de iniciativa dos deputados para a criação de um fundo de financiamento do nosso PL.”

Gizsele Paixão ressaltou que atualmente a enfermagem não possui um piso salarial instituído por lei, por isso o PL 2564 visa acabar com essa disparidade em relação à remuneração.

“Infelizmente, temos hoje técnicos que ganham cerca de um salário mínimo. Ainda de acordo com dados da RAIS de 2020, técnicos de enfermagem do Nordeste ganham 14,9% menos que a média nacional. Já os enfermeiros do Nordeste recebem menos 16,4% do que a média nacional. Instituir o piso salarial visa trazer uma reparação social. Somos nós a mola propulsora do Sistema Único de Saúde (SUS). Esperamos há mais de 30 anos por esse reconhecimento e essa valorização profissional”, pontuou.

Na Bahia, 152 mil profissionais estão inscritos no Conselho Regional de Enfermagem. Conforme a presidente, a entidade tem a função de normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, bem como atuar como tribunal de ética.

“Hoje nós nos preocupamos muito, além da nossa atividade finalística, que é a fiscalização, em atuar também nos processos éticos, e registro dos nossos profissionais, com a formação, para que os nossos profissionais possam oferecer uma assistência cada vez mais qualificada. Estamos sempre promovendo cursos de capacitações para os profissionais que estão atuando no mercado.” 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade