Bahia

Conta de luz mais cara na Bahia: Aneel aprova reajuste de tarifa da Coelba

Os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia, além da retirada de componentes financeiros.

24/04/2023 às 14h16, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

conta de luz
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

Entraram em vigor no último sábado (22), os novos índices tarifários para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba).

O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e faz parte do processo de Revisão Tarifária Periódica da Coelba, prevista no contrato de concessão da empresa.

A Coelba atende aproximadamente 6,3 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 415 municípios da baianos.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).

Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural);

B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia, além da retirada de componentes financeiros considerados no processo anterior.

Também foram aprovados os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028.

Assunto amplamente discutido com a sociedade por meio da Consulta Pública nº. 002/2023, a então proposta de revisão dos índices da Coelba contou com uma sessão presencial. Presidida pelo diretor da Aneel e relator do processo, Ricardo Tili, a audiência foi realizada no dia 9 de março, em Salvador.

Revisão tarifária x Reajuste tarifário

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo – nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário.

Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou colocar aqui uma tabela de aumentos ano a ano até 2018. Todos os anos tiveram aumento.
    Data

    Motivo

    % ​médio

    24/01/2013

    Revisão Extraordinária

    -20,02

    22/04/2013

    Revisão Ordinária

    -7,92

    22/04/2014

    Reajuste Tarifário

    15,35

    02/03/2015

    Revisão Extraordinária

    5,36

    22/04/2015

    Reajuste Tarifário

    11,43

    22/04/2016

    Reajuste Tarifário

    10,72

    22/04/2017

    Reajuste Tarifário

    3,00

    22/04/2018

    Revisão Ordinária

    16,95
    Agora a culpa segundo esses comedores de alfafa é de quem fez o L.
    Só de não ter um descerebrado na presidência, e já com 4 meses sem motoristas desnecessárias, já me faz valer a pena ter feito o L.

  2. “RETIRADA DE COMPONENTES FINANCEIROS” Significa aumento de impostos pro governo arrecadar mais e dar para seus apadrinhados

  3. Tá pouco era pra ser o triplo , não posso deixar cortar minha energia elétrica pois tenho de assistir o campeonato chinês em meu sofá de 45000.
    bem empregado prá nós .

  4. O pobre passando fome , o desemprego, salario baixo o aposentado comendo merda n tá vivendo tá flutuando e só aumento. Ainda vem micareta e o pobre vai pagar esse bolão de energia que a micareta consumiu. O pobre vai pagar tanta divida com 1 300 centavos. Que presidente sanguessuga, n faz nada pelo pobre. O pobre deveria ter uma taxa fixa todo mês. O aposentado tá comendo bosta com esse 1300. Ainda tem que pagar medico e remedio ,no SUS n acha. Falo por mim, nunca mais depois de LULA COMPREI UM PAPEL HIGIÊNICO. O DINHEIRO N TÁ SUPRINDO AS DIVIDAS. AGUA, LUZ, BOTIJÃO, ALUGUEL , REMEDIOS. TÁ DANDO PRA VIVER COM 1 300. QUE GOVERNO ELEGEMOS QUE NADA MUDA. QIE O MUNDO DESABE E ACABE COM A HUMANIDADE. POBRE TÁ SOFRENDO. QUERIA QUE OS POLITICOS SOBREVIVESSEM COM 1300. E AINDA TEM QIE SUSTENTAR FILHO DESEMPREGADO.

  5. Governo enganou direitinho seu eleitores, aumento na gasolina
    Aumento gás de cozinha
    Aumento na conta de energia
    Aumento na conta de água
    Aumento no IPVA
    Cancelamento em massa do auxílio Brasil.
    Essa é só uma meia dúzia que lembrei.
    “LLLL”, “GGGG” . A maioria é quem manda.

    1. É COMO DIZ A TURMA DO L O AMOR VENCEU DESLIGARAM A AGUA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO TODO DINHEIRO QUE FOI GASTO PELO NOSSO PRESIDENTE BOSONARO AGORA VAI PELO RALO COM ESSE DESGOVERNO PETISTA E SÓ LEMBRAR QUE O GOVERNO PASSADO TERMINOU 45% DESSA OBRO SEM PAGAR PROPINA PRA NENHUMA EMPREITEIRA LEITE NINHO COM ODIO ERA 32,00 HOJE COM AMOR TÁ DE 48,00 REAIS AGUENTA CORAÇÃO

  6. ENERGIA MINHA CONTA DE ENERGIA EU PAGAVA ATÉ DEZEMBRO DE 2022 EM MEDIA 200,00 A 220,00 REAIS EM JANEIRO 2023 308,00 FEVEREIRO 2023 327,00 EM MARÇO VOLTOU PRA 300,00 E AGORA O GOVERNO DO FAZ O L DISSE QUE VAI AUMENTAR COM A CHEGADA DOS IMPOSTOS JÁ NÃO SEI O QUE FAZER AMIGOS SE 220,00 REAIS JÁ ERA PESADO PRA MIM DE JANEIRO PRA 2023 FICOU PIOR O GOVERNO QUE OFERECEU PICANHA E DEPOIS PICANHA VIROU ABOUBORA AI EU DIGO FAZ O L LEITE NINHO COM ODIO ERA 32,00 AGORA COM AMOR 48,00 REAIS ESTAMOS FERRADOS L L L L L L L L L L L

    1. ” Retirada de componentes financeiros” significa mais impostos.
      Na verdade é volta de cobrança de impostos que não eram cobrados pelo governo federal na gestão anterior.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade