São João

Confira o horário de atendimento da Hemoba no feriadão de São João

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos

20/06/2024 às 21h52, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Doação de Sangue
Foto: Ascom/Hemoba

No feriado de São João, dia 24 de junho, todas as unidades da Hemoba na capital e no interior estarão fechadas, mas funcionarão normalmente na sexta-feira (21). No sábado (22), atenderão os doadores, em Salvador, apenas o Hemocentro Coordenador, das 7h30 às 16h, o posto itinerante no Salvador Norte Shopping, das 9h às 18h, e a unidade móvel de coleta no Salvador Shopping, das 8h às 17h, ambos com uma hora de intervalo para o almoço. Já no interior, somente a Hemoba de Feira de Santana estará aberta das 7h30 às 12h30.

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

Hemoba lança Campanha de São João
Foto: Ascom/ Hemoba

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade