Bahia

Coelba moderniza operação para reforçar atendimento de serviços

Distribuidora realiza mudanças estruturais e investe em tecnologias para superar os novos desafios do setor elétrico.

30/08/2023 às 16h31, Por Acorda Cidade

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Foto: Divulgação

A Neoenergia Coelba entra em uma nova fase com a finalidade de ampliar a melhoria contínua de processos e dos serviços oferecidos aos seus mais de 6,5 milhões de clientes. Para se adaptar aos atuais desafios impostos ao mercado de distribuição de energia, a empresa está modificando sua estrutura interna e apostando em inovações tecnológicas para tornar cada vez mais ágil o atendimento de demandas dos consumidores.

As iniciativas estão diretamente ligadas aos investimentos realizados pela companhia, que nos últimos cinco anos aportou cerca de R$ 11 bilhões. A aplicação financeira no sistema de distribuição de energia na Bahia segue neste ano. Nos seis primeiros meses de 2023, foram investidos pela companhia R$ 1,3 bilhão em obras de melhorias e novas ligações no Estado.

Na estrutura operacional da Neoenergia Coelba, uma nova superintendência está sendo criada para tratar, especificamente, as obras realizadas pela distribuidora. Entre os empreendimentos sob responsabilidade da nova área, destacam-se as entregas referentes às novas ligações de energia. “Este é um novo momento da Neoenergia Coelba.

Estamos virando a chave para que os novos desafios sejam superados com eficiência, competência e seriedade. Entendemos que as dimensões e as complexidades do Estado da Bahia exigem estratégias e atuações diferenciadas para alcançarmos nossos objetivos e contribuir de forma determinante para o desenvolvimento da Bahia”, destacou o novo diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

Atuando em uma das mais extensas áreas de concessão do Brasil, a Neoenergia Coelba é a distribuidora com o maior número de ligações através do Programa Luz para Todos, com mais de 700 mil ligações desde o início do programa. Anualmente, a concessionária promove a conexão de 227 mil clientes nas áreas urbana e rural, levando não só um serviço essencial, como também cidadania para a população. A nova estrutura leva em consideração as características e especificidades de cada região, o que pretende tornar o trabalho mais dinâmico e eficiente.

Outra mudança estrutural aconteceu devido ao aumento exponencial das solicitações de micro e mini geração distribuída. Na Bahia, por exemplo, houve um crescimento superior a 300% no número de ligações de 2020 a 2023. Para atender a expectativa dos clientes, a Neoenergia Coelba possui, atualmente, uma área de atendimento exclusivo a estas demandas. Todo o fluxo, desde o pedido até a ligação da unidade, é acompanhado por estes profissionais, agilizando o processo.

Acompanhando as mudanças estruturais, a distribuidora aposta em tecnologias para reforçar o sistema de distribuição de energia da Bahia. Todas as 368 subestações que garantem o suprimento de energia do Estado possuem sistemas de automatização em suas instalações, dinamizando processos de manutenções preventivas ou corretivas.

Outros 6.357 equipamentos que compõem a rede elétrica também já são automatizados, refletindo diretamente nos indicadores de qualidade da empresa.

Os principais índices que analisam o desempenho da distribuidora alcançaram resultados históricos neste ano. O FEC, Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor, do primeiro semestre de 2023 foi de 2,51, o melhor resultado no recorte semestral da história da distribuidora.

O outro índice que mede a qualidade do fornecimento de energia é o DEC, Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora. Nos seis primeiros meses do ano, o indicador da concessionária foi de 5,69, sendo o segundo mais baixo da história. Isto significa que os consumidores estão ficando menos vezes sem energia e, quando há interrupção, o fornecimento retorna mais rápido.

Atendimento

Além da modernização operacional, a distribuidora investe cada vez mais no relacionamento com seus clientes e amplia as possibilidades de acesso aos seus serviços. Os consumidores têm à disposição, além dos meios físicos, o WhatsApp (71 3370-6350), site (www.neoenergia.com), aplicativo disponível na App Store e Google Play e central de teleatendimento gratuita116. São mais de 50 serviços que podem ser solicitados na comodidade de casa,sem a necessidade de deslocamento.

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  1. Deveria observar melhor as empresas terceirizadas que ela contrata,para nao deixar que as mesmas acabem com o sonho de centenas de pais e mas de família…sem salário,rescisão e tantos outros direitos.

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