Bahia

Coelba inspeciona cerca de 3 mil km da rede elétrica que atende a colégios e fóruns eleitorais da Bahia

Esquema especial reforça a confiabilidade do sistema elétrico em todo o estado e garante equipes dedicadas aos 53 colégios eleitorais e 99 fóruns do TRE-BA.

21/09/2022 às 09h41, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

A duas semanas das eleições, a Neoenergia Coelba concluiu a inspeção nas instalações e circuitos elétricos que atendem aos 53 colégios eleitorais e 99 fóruns do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Ao todo foram inspecionados cerca de 3 mil quilômetros da rede elétrica.

Esse serviço é parte de uma operação especial montada pela distribuidora para reforçar a confiabilidade do fornecimento de energia nos 8.249 locais de votação no estado. 

No plano de atuação está previsto a manutenção em 380 equipamentos do sistema elétrico e inspeção em 106 subestações que atendem diretamente as zonas e seções eleitorais, além das ações corretivas em transformadores e equipamentos automatizados como religadores e sensores inteligentes.

“A operação especial para o período eleitoral se soma às ações de manutenções contínuas já realizadas pela companhia. Com isso, conseguimos avaliar as necessidades específicas dos locais de votação e realizar antecipadamente serviços de manutenção como poda e instalação de equipamentos, a fim de assegurar um fornecimento de energia com qualidade e confiabilidade”, explica o superintendente técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo.

Durante o processo de votação e apuração, a Neoenergia Coelba trabalhará em regime especial de plantão. No dia 2 de outubro está previsto um aumento de 25% no efetivo de equipes disponíveis a atender eventuais ocorrências nos locais de votação. 

Cerca de 720 profissionais entre engenheiros, técnicos e eletricistas ficarão posicionados estrategicamente até a publicação oficial dos resultados.

Visita dos representantes do TRE-BA à sede da Neoenergia Coelba

Na manhã desta segunda-feira (19), representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizaram uma visita institucional à sede da Neoenergia Coelba, em Narandiba, para conhecer os detalhes finais do planejamento da distribuidora para as eleições.

Os executivos foram recebidos pelo presidente da concessionária, Luiz Antonio Ciarlini, que explicou todas as ações da empresa visando o evento.

Presente na visita, o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, ressaltou o planejamento do órgão para as eleições deste ano. “O TRE vem formulando um planejamento de segurança e de contingenciamento bastante efetivo. Com certeza, teremos um ambiente de tranquilidade para que o eleitorado vá sufragar o seu voto e participe da maior festa da democracia em um ambiente de segurança”, explicou.

Canal exclusivo com o TRE-BA

As zonas eleitorais contarão com um ramal telefônico exclusivo com o Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba, a fim de garantir celeridade no atendimento. A distribuidora também manterá uma equipe no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretária de Segurança Pública, para uma integração em ações com a polícia civil e demais órgãos.

Tão importante quanto o planejamento realizado pela Neoenergia Coelba para as Eleições 2022 é a revisão das instalações elétricas dos imóveis e equipamentos usados na votação dos eleitores. Por isso a distribuidora mantém um grupo de trabalho com o TRE-BA, com o objetivo de facilitar o repasse das recomendações.

Monitoramento do sistema elétrico em tempo real

Durante o dia de votação, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. A empresa também fará acompanhamento das condições meteorológicas previstas para o domingo de votação e adotará medidas preventivas em caso de eventuais condições de tempo adversas.

O sistema elétrico na área de concessão da Neoenergia Coelba é monitorado em tempo real. A partir de equipamentos automatizados instalados na rede de alta tensão, os controladores da companhia acompanham qualquer possível interferência que possa causar interrupção do fornecimento de energia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade