Bahia

Cerveja ficará mais cara na Bahia

Entidades que representam o setor reclamam do aumento.

28/12/2022 às 20h48, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na véspera de Natal, o Governo do Estado da Bahia publicou o decreto 21.796/2022, que aumentou de 25% para 27% a alíquota do imposto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da cerveja.

Entidades que representam o setor reclamam que a medida vai impactar diretamente o preço final da cerveja para os consumidores no momento de maior pico de turistas da história: verão, réveillon e carnaval.

“O súbito aumento de 8% no imposto traz consequências diretas para o setor produtivo, que ainda luta para se recuperar das restrições impostas pela pandemia, após dois anos do fechamento de bares e restaurantes, diversas leis secas e proibições de eventos,” afirmaram por meio de nota.

As entidades compreendem que o aumento deve ser revisto pelo governo e dialogado com o setor produtivo, que mesmo em um cenário desfavorável nos últimos anos, não mediu esforços para expandir as suas atividades em investimentos, criação e manutenção de empregos para a geração de renda à população do estado.

“Estima-se que somente a cadeia produtiva do setor da cerveja gere cerca de 100 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na Bahia. São mais de 27 cervejarias operando no estado, com mais de 20 operações de distribuição, além de mais de 85 mil bares e restaurantes que serão impactados pelo aumento do imposto. Isso significa que milhares de famílias dependem da cerveja para colocar comida à mesa”, ressaltaram.

Entidades que representam o segmento: Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – ABRACERVA; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL; Núcleo Setorial de Microcervejarias da Bahia – BAHIACERVA; Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV e Cervejaria Cidade Imperial Petrópolis.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz o L rebanho de mendingos só sei um coisa se Lula prestasse os Eleitores dele seria bem de vida pelo contrário são um lote de morto de fomes

  2. Oxi, nunca vi ninguém reclamar de valor de cerveja e cachaça, todo final de semana os bares são cheios todos gastando com bebidas alcoólicas e se divertindo, porque iriam achar ruim agora!? Afinal é só fazer o L

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade