Bahia

Censo 2022: Com turmas em 72 municípios, IBGE treina 1.620 agentes censitários na Bahia

Contando com 89 turmas, em 72 cidades baianas, o treinamento dos Agentes Censitários Municipais (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS) contará com 182 instrutores.

12/06/2022 12h00, Por Acorda Cidade

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

Faltando pouco menos de dois meses para o Censo Demográfico 2022, que vai a campo a partir de 1º de agosto, começou na última segunda-feira, 6 de junho, em todo o Brasil, o treinamento dos 23.870 agentes censitários que vão gerenciar e supervisionar o trabalho de coleta das informações, a ser realizado pelos recenseadores.

Na Bahia, serão capacitados 1.620 agentes censitários, que trabalharão em todos os 417 municípios do estado. Essas pessoas foram aprovadas no processo seletivo simplificado que teve os resultados divulgados no último dia 20 de maio.

Contando com 89 turmas, em 72 cidades baianas, o treinamento dos Agentes Censitários Municipais (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS) contará com 182 instrutores, dentre servidores efetivos e temporários do IBGE, e irá até o dia 15 de junho.

Só em Salvador, serão capacitadas 282 pessoas, divididas em 10 turmas que funcionarão em 3 polos de treinamento: na sede da Unidade Estadual do IBGE, no bairro de Nazaré; no Centro Universitário UNISBA, em Ondina; e no Colégio Estadual Pinto de Aguiar; em Mussurunga.

Em dez dias de treinamento (incluindo o sábado, 11/06), os agentes censitários terão contato intensivo com conceitos e metodologias da coleta do Censo Demográfico. Também aprenderão, na prática, a operar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) e o tablet que serão utilizados na operação. Por fim, conhecerão os sistemas de acompanhamento, gerenciamento e supervisão da coleta.

Aos Agentes Censitários Municipais (ACM) cabe gerenciar os 468 postos de coleta instalados em todos os município da Bahia. Durante o Censo 2022, eles estarão à frente das ações administrativas e técnico-operacionais, sendo os gestores das equipes censitárias. 

Já os Agentes Censitários Supervisores (ACS), subordinados aos ACM, vão exercer as tarefas de supervisão da coleta, acompanhando, orientando e verificando a atuação dos recenseadores durante o trabalho de campo.

Além disso, todos os agentes censitários receberão, no treinamento, uma orientação didático-pedagógica para poderem atuar como instrutores dos futuros recenseadores, os quais, por sua vez, serão capacitados entre 18 e 22 de julho. 

“Um Censo de qualidade exige que os recenseadores estejam bem preparados, e, para isso, esta etapa de treinamento que começa hoje é fundamental. Os agentes censitários precisam estar com os conhecimentos teóricos, conceituais e práticos bem internalizados, para repassá-los ao recenseadores”, afirma Rony de Freitas, coordenador de Treinamento do Censo 2022 na Bahia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade