Santa Bárbara

Caso inesperado: vaca Bolinha dá à luz a bezerros gêmeos

O filho do produtor rural salientou que não é um fato comum e que isso nunca tinha acontecido antes na propriedade dos seus pais.

16/10/2022 às 16h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

Sabe-se que muitos animais dão à luz a vários filhotes em cada gravidez. No entanto, no caso das vacas, normalmente, elas dão à luz apenas um bezerro por gravidez. Mesmo que elas possam parir vários bezerros, não é esperado que o gado tenha vários filhotes em uma mesma gestação.

Manoel Mota de Carvalho, filho do produtor rural e criador de animais, Sinésio, contou ao Acorda Cidade que criar animais faz parte da cultura da família.

“A minha família cria animais desde quando a gente se entende como gente, todos nós somos naturais de Santa Bárbara, mais especificamente do povoado de Mata Grande, então já é uma tradição que vem de avô, pai para filho. E os animais já fazem parte da nossa família, da nossa essência em geral. Eu já tenho 31 anos e meu pai já vai fazer 80, e sempre vivemos ali, desde da época do meu avô. No ano de 1995 nos mudamos para Feira de Santana, eu e meus irmãos (somos sete), permanecemos aqui e meus pais retornaram em 2002 para lá e desde então, estão estabelecidos e não querem sair de lá, é um lugar que eles são apaixonados e vivem muito bem,” descreveu Manoel.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Manoel relatou ao Acorda Cidade que os bezerros foram um presente para seus pais.

“Eu acredito que foi um presente para meu pai e minha mãe, eles são bem dedicados, meu pai é fora da rota. Seu Sinésio, é aquele senhor que não para quieto, sempre está na roça, sempre procurando arte inclusive esses dois últimos anos lá na roça se perdeu muita tradição de plantar feijão, milho, batata, mandioca, e meu pai plantou ano passado contra tudo e contra todos, ele teve uma safra de feijão exponencial, mais de 50 sacos de feijão em um pedaço de terra considerado pequeno e esse ano novamente, e eu vejo isso como um presente. Ele foi presenteado, porque a cada trezentas gestações, uma vaca não pode ter filhotes gêmeos e a vaca Bolinha teve duas bezerras, eu vejo isso como uma coroação, um presente, como um ato de Deus na vida dos meus pais” destacou.

O filho do produtor rural salientou que não é um fato comum e que isso nunca tinha acontecido antes na propriedade dos seus pais.

“Eu tenho 31 anos e meu pai da idade que tem ele tem, disse que na propriedade nunca teve uma vaca para parir duas bezerras, então a benção veio dobrada. Quando as bezerras nasceram e eu tomei conhecimento, fui lá na roça (Sítio das Flores), tirei as fotos e marquei o Acorda Cidade, porque é um fato que queria muito compartilhar com vocês e com o público essa felicidade, esse fato inusitado que aconteceu aqui bem próximo. E o meu filho mais velho, Caíque, acabou ganhando uma dessas bezerras de presente”, informou.

Conforme Manoel, esse caso raro pode ter acontecido por conta da dedicação e empenho que seus pais têm com os animais.

“Meu pai é um senhor de quase 80 anos, muito ativo e ele sempre seleciona os animais dele, ele sempre observa e vai cuidando com muito detalhe, então eu acredito que esse cuidado e dedicação que ele tem junto a minha mãe foi um fator que Deus pode abençoar nesses dois embriões para poder formar essas duas bezerras. Nasceram gêmeas, que não é uma fato comum uma vaca parir gêmeos, quem cria sabe que normalmente é um bezerro, e ainda foram duas bezerras (fêmea) que tem a probabilidade maior de procriar. Essas bezerras são filhotes de um boi próprio nosso de lá, meu pai já vai separar ele para fertilizar outras vacas para ver se existe outra possibilidade de novamente ter outros filhotes gêmeos,” revelou.

Segundo o médico veterinário Erivaldo Nogueira, uma gravidez de dois fetos ou mais em uma mesma gestação de uma vaca, acontece com mais frequência em inseminações artificiais.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É muito comum ocorrer muitos casos de fetos gêmeos quando o criador desse animal faz superovulação, inseminações. E muitas vezes ocorre a fertilização de mais de um óvulo, ocorrendo a gestação de gêmeos”, revelou o médico.

Quando ocorre uma gravidez atípica em uma vaca, é importante checar os fatores nutricionais da mãe e dos filhotes.

“Quanto mais feto tem, mais exige da mãe na questão da amamentação, então o cuidado que normalmente o vaqueiro tem, ou a equipe que está cuidando, é sobre a questão nutricional. É importante saber se essa vaca tem uma quantidade suficiente de leite para que amamente esses dois filhotes ou até três ou mais. Quando você tem uma vaca que produz bastante leite, não é tão difícil, mas uma vaca que produz pouco leite, torna a amamentação mais difícil. Então a preocupação maior é a questão da alimentação desse bezerro. Quando a vaca tem pouco leite, o criador desse animal, normalmente, retira o leite de outra vaca, ou migra um desses bezerros para mamar em outra vaca mansa da fazenda, para poder fazer essa alimentação,” disse o médico veterinário.

O estado de saúde, segundo Manoel, é excelente. Eles só vão ter que aguardar um tempinho para tomar o leito fresquinho de Bolinha.

“O estado de saúde dos filhotes é excelente e o detalhe que tem sobre isso é que não podemos tirar o leite da vaca, como nasceram dois filhotes a gente não pode privar, porque normalmente a gente prende o bezerro a noite para logo no primeiro horário da manhã retirar um pouco do leite e deixar outra parte para o bezerro, mas como nasceram duas bezerras a gente só não vai poder mais tomar aquele leite fresquinho, mas é por uma boa causa e a gente está muito feliz por isso. Os bezerros permanecerão na nossa Fazenda sob os cuidados de Seu Sinésio e Dona Naí, e eu acredito que só teremos boas notícias em relação aos animais,” contou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade