Bahia

Bahia segue líder em vendas de seminovos no Nordeste; Gol, Palio e Uno são os mais vendidos

Levantamento da Fenauto aponta que as vendas de março deste ano na Bahia superaram os números de fevereiro em 13%.

05/04/2024 às 11h55, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

venda de veículos
Foto: Divulgação

O balanço mensal divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) registrou um aumento no comércio de veículos seminovos em todo o país com mais de 3,5 milhões (3.525.531) de unidades vendidas nos três primeiros meses de 2024, superando em 4,9% os números do mesmo período em 2023.

De acordo com a entidade, a Bahia liderou o ranking de vendas no Nordeste, em março, superando fevereiro em 13%. O levantamento indica que 37.300 veículos foram comercializados em território baiano apenas no terceiro mês do ano. Pernambuco ocupa a segunda posição com 33.833 veículos vendidos, seguido por Ceará (23.372), Rio Grande do Norte (16.322) e Paraíba (12.927).

Ainda segundo o relatório da Fenauto, os carros populares mais vendidos em março foram VW Gol (8,27%), Fiat Palio (6%), Fiat Uno (5,14%), GM Onix (4,51%) e Hyundai HB20 (4,32%).

O sonho da compra do primeiro veículo ou a troca do antigo por um seminovo tem se transformado em uma realidade para os brasileiros, dentre outras coisas, por causa das frequentes reduções da taxa Selic pelo Banco Central. Conforme decisão da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada no dia 20 de março, a taxa básica de juros chegou aos 10,75% ao ano, a mesma praticada em fevereiro de 2022.

Especialistas da Bolsa de valores brasileira (B3), sediada em São Paulo, afirmam que a queda na taxa de juros pode ser atribuída, também, à estabilidade nos índices de inadimplência nos contratos de financiamento. A facilidade de acesso ao crédito tem estimulado a compra do veículo financiado e contribuído, consequentemente, para o avanço das vendas no setor de seminovos.

Conforme dados da B3, em janeiro e fevereiro, o número de veículos seminovos financiados foi maior que o dobro dos 0km. O estudo aponta que os seminovos foram a preferência dos consumidores com 733 mil financiamentos, contra 355 mil compras parceladas de novos veículos.

Duelo de Seminovos 21 – Começa nesta sexta (5) e vai até o domingo (7) a 21ª edição do “Duelo de Seminovos”, feirão promovido pela Associação dos Revendedores de Veículos da Bahia (Assoveba). Segundo os organizadores, mais de mil veículos estarão disponíveis para compra com preços atrativos, entre R$ 20 mil e R$ 300 mil.

Nesta edição da feira, as 27 revendas credenciadas à Assoveba prometem surpreender os clientes com condições especiais de negociação. Financeira oficial do evento, o Banco BV garante taxas a partir de 1,08% ao mês, compra sem entrada ou pagamento da primeira parcela só no mês de agosto. Todas condições especiais dependem do perfil financeiro do cliente.

O presidente da Assoveba, Ari Pinheiro Júnior, demonstra confiança em mais um evento com boas vendas. Segundo ele, “a sexta redução seguida da taxa de juros pelo Banco Central revela um momento importante para a economia e o setor, que tem acumulado meses com boas vendas e fechou 2023 com alta de 8,7%, na comparação com o ano anterior, no Brasil”. “Uma excelente oportunidade para escolher entre as mil opções disponíveis no pátio e deixar o feirão de carro novo”, afirma.

Diretor da Pé Quente Publicidade e um dos organizadores do evento, Cleiton Ramos ressalta que esta primeira edição do feirão, em abril, é um abre alas para o mercado de seminovos no estado. “Com o sucesso de vendas dos últimos eventos temos organizado cada edição apostando todas as fichas, orientando que os lojistas ofereçam o melhor com o menor custo para manter o setor aquecido, gerando fluxo e perenidade ao mercado”, finalizou.

SERVIÇO

O quê: Feirão Duelo dos Seminovos 21
Quando: sexta (5), sábado (6) e domingo (7)
Onde: Estacionamento do Assaí, antigo Extra Paralela
Quanto: Acesso Gratuito
Informações: www.assoveba.com.br

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade