Luta contra Obesidade

Babu, integrante afastado da Banda Pagodart luta contra a obesidade e tem resultados otimistas

Pesando 202 kg, com um déficit de 72 kg, ele disse que pretende reescrever uma nova história em sua vida.

14/04/2024 às 20h05, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Babu
Foto: Arquivo Pessoal

Mudar de rotina pode ser exaustivo, tendo que se adaptar a uma nova realidade. Essas condições são práticas que estão constantemente no cotidiano do locutor e apresentador, Luciano Miranda da Silva, de 51 anos. Recalculando a rota da vida, o cantor, um dos fundadores da Banda Pagodart, está se readaptando para lutar contra a obesidade. Pesando 202 kg, com um déficit de 72 kg, ele disse que pretende reescrever uma nova história em sua vida.

Ele que também é conhecido como ‘Babu’ e é o dono do famoso bordão ‘Pagodaaaaaaaart’, relatou ao Acorda Cidade quando a doença chegou a afetar sua vida, não lhe permitindo sair, trabalhar, dormir nem fazer as coisas mais simples do dia. Foi neste momento que a chave virou.

Babu
Foto: Arquivo Pessoal

“A dificuldade que eu mais sentia era poder andar, dirigir, fazer as coisas normais que as pessoas fazem. Eu ficava só sentado no sofá. Quando eu decidi mudar de vida foi quando vi que aquilo iria me levar ao único caminho, à morte. Eu tive que mudar todos os meus hábitos. A forma de pensar, a forma de agir, a forma de mastigar”, revelou.

Há sete meses, Babu está sendo acompanhado pelo Hospital da Obesidade. Foram mais de 70 kg perdidos após as novas adaptações em sua rotina. A meta era perder peso para realizar a cirurgia bariátrica, mas para ele, já enxerga este novo momento como uma oportunidade de ir mais além. Para ele, o procedimento não está descartado, mas ele está confiante de que daqui para frente, sua comorbidade tente melhorar após os resultados positivos.

Babu
Foto: Arquivo Pessoal

“Muito dessa mudança impactou meu trabalho. Hoje estou podendo dirigir meu carro, fazer as coisas supérfluas que eu não fazia”, contou.

Acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com diversos profissionais de saúde, Babu explica que sua rotina internado tem sido bastante intensa. Dia sim, dia não, ele passa pela pesagem, mas todos os dias há consultas com médicos.

Um desses profissionais que acompanha o artista é o nutrólogo, Dr Caiaque. Ao Acorda Cidade ele contou que conheceu a história de Babu através de um programa de televisão e resolveu acompanhar o caso indo até a casa dele para uma avaliação.

Babu
Foto: Arquivo Pessoal

“Ele não estava muito bem cuidado, estava taciturno, triste com a situação, sem perspectiva. No início Babu estava com dificuldade de locomoção, tinha dificuldade para poder ficar de pé, a princípio estava com um peso próximo a 270 quilos, mas naquele momento não tinha orientação, não tinha subsídio, não sabia como lidar com a situação. Então, nosso primeiro contato foi dessa forma”, contou o médico.

Babu
Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o médico, nesse momento, Babu já estava bastante debilitado, tinha se afastado dos palcos e só conseguia se locomover em casa. Para sair de casa, encontrava bastante dificuldade. Além de dores nas articulações, ele tinha problemas de pele, deformações anatômicas, ortopédicas. Sua qualidade de vida era zero. Foi através do internamento no hospital especializado que sua vida começou a melhorar de fato.

“O Babu é um paciente que precisava de internamento para o cuidado ao tipo de obesidade que ele tinha. Tratamento ambulatorial não seria o adequado nesse caso. Então, no primeiro momento foi uma readaptação para poder voltar a andar a distâncias um pouco maiores. Para poder fazer uma readaptação a exercícios leves. Se adaptar a uma dieta nova, com novo perfil. Com o cuidado da fisioterapia, da terapia ocupacional, para aos poucos conseguir fazer atividades leves na água. Então, foi um processo de reinclusão aos esforços pequenos para depois esforços medianos”, explicou o Dr. Caiaque.

Atualmente os resultados são os melhores possíveis, desde a mobilidade, a melhora no quadro excessivo de pele, além da disposição e força que Babu encontra para seguir em frente. Neste quadro, o benefício da saúde corporal, veio com muitos outros, pontuados pelo nutrólogo.

Babu
Foto: Arquivo Pessoal

“O fato dele não estar cansado para fazer pequenos esforços. A possibilidade de naturalmente fazer também a coisa da psicoterapia que foi importante para poder estimular para que ele reassumisse o real papel dele como músico, como participante do Carnaval, etc. Então, o processo de transformação, além da perda de peso em grande volume, a gente tem uma melhora dos exames laboratoriais da dinâmica de vida, até o próprio fato das relações interpessoais, da parte social. É um processo de transformação que é notório e que ainda terá seguimento para poder avançar ainda mais”, pontuou.

As aulas em grupo, os exercícios de hidroginástica, na academia, fisioterapias intensas, com uma equipe gigante diariamente, são apenas caminhos que o músico ainda vai percorrer. Mas, que irão fazer parte da rotina de Babu o tempo necessário para que ele alcance o seu real bem-estar, a qualidade e a autonomia de vida.

Babu
Foto: Arquivo Pessoal

Dono de uma voz marcante, de uma alegria contagiante, Babu está reescrevendo um novo capítulo da sua história. Agora, mais confiante, mais otimista e disposto a alimentar as páginas em branco deste grande livro da vida.

“Eu estava escrevendo um livro ruim que foi parado naquele momento. E agora, estou escrevendo, depois de seis meses para cá, nesse resultado, estou escrevendo uma nova página. A página está em branco e eu comecei a escrever um novo futuro, um novo rumo, uma nova ideologia de vida. Agora quero viver, viver e viver. Saúde acima de tudo, mente sã, corpo sã. Nunca pense que você não poderá conseguir alguma coisa. Nunca desista dos seus sonhos. É a mensagem que eu digo a todos vocês. Obesidade é uma doença séria. Espero voltar aos palcos, aos meus trabalhos”, ressaltou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade