Golpes Virtuais

Até a Barbie já está sendo usada para aplicar golpes

Diante da empolgação dos fãs e mesmo dos curiosos que querem comprar os itens, os criminosos estão se aproveitando para aplicar golpes e enganar as pessoas.

01/08/2023 às 14h22, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução

Hoje estamos vivendo a era dos call centers do crime, potencializando os riscos à população. Eles são criados de forma idêntica aos call centers que realizam cobranças e vendem produtos, ingressos, mas atuam de forma criminosa, enganando os consumidores.

Há equipes de pesquisas e marketing que, em cada evento que acontece, criam campanhas para enganar e aplicar os mais diversos tipos de golpes, conforme a ocasião. Agora, crianças e adultos têm que controlar a onda de marketing rosa que está envolvendo o Brasil e o mundo, para não acabar tentando obter itens relacionados à boneca ou ao filme e acabar expondo seus dados e perdendo dinheiro.

Nesses últimos dias, o assunto do momento em todos os lugares e nas redes sociais é o lançamento do filme da Barbie, que está impactando diversos produtos, serviços, comidas, roupas e até mesmo na aplicação de golpes envolvendo o nome da boneca mais famosa do mundo.

Todos querem ganhar dinheiro e aproveitar o hype para lucrar, seja através de itens cor de rosa ou qualquer coisa que faça referência à boneca da Mattel. Diante da empolgação dos fãs e mesmo dos curiosos que querem comprar os itens, os criminosos estão se aproveitando para aplicar golpes e enganar as pessoas. Para não se tornarem vítimas, todos devem ter cuidado e seguir algumas precauções, já que o mundo digital está cheio de armadilhas, o caminho é redobrar os cuidados durante a navegação na internet.

Aproveitando a oportunidade, os criminosos estão utilizando o live-action (animação que combina personagens com bonecos) da boneca para aplicar golpes. A informação foi divulgada no dia 26 de julho pela Kaspersky, empresa de cibersegurança.

São oferecidas edições limitadas do filme, com cenas especiais e exclusivas, assim como bonecas únicas produzidas em poucas edições, como a da atriz principal do filme, Margot Robbie. Os anúncios são encontrados em sites e redes sociais; ao clicar no link, a pessoa é redirecionada para uma página com um formulário de compra que pede para os interessados preencherem com seus dados pessoais.

Entre as informações solicitadas estão nome, endereço, número de telefone e dados bancários. Ao fornecer as informações, a pessoa acaba enviando seus dados e dinheiro para os golpistas. No entanto, para realizar o pagamento, é preciso vincular um cartão de crédito, o que representa um risco de serem realizados débitos indevidos no nome do usuário.

A orientação dos especialistas é que os usuários se mantenham vigilantes e não ignorem os riscos e ameaças presentes no mundo digital. Ao praticar hábitos online seguros, é possível evitar cair nos golpes envolvendo o filme da Barbie. Para isso, é essencial desconfiar de tudo que pareça suspeito ou pouco confiável.

Neste sentido, desconfie de qualquer tipo de anúncio ou conteúdo que ofereça ofertas exclusivas, brindes únicos ou presentes em troca de você fornecer seus dados, pois podem roubar essas informações e criar uma identidade falsa que será usada para roubar o seu dinheiro, invadir suas redes sociais, pedir dinheiro para amigos e até usar o seu convênio. Antes de comprar, verifique sempre se o site é seguro; na dúvida, não compre e seja cauteloso com o fornecimento de informações pessoais e financeiras. Não clique em links desconhecidos que receba por e-mail, WhatsApp, SMS ou qualquer outro meio digital, pois podem conter vírus maliciosos. Lembro que não existe almoço de graça.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade