Política
Acelen investirá R$ 12 bi em diesel verde e querosene de aviação sustentável na Bahia
O entendimento com o governo baiano prevê a criação de grupos de trabalho sobre inovação, ciência, tecnologia e logística.
15/04/2023 às 17h43, Por Acorda Cidade
Pouco mais de um ano após comprar, da Petrobras, a Refinaria de Mataripe, na Bahia, a Acelen, controlada pelo Mubadala, o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, firmou entendimento com o governo baiano para a construção de uma planta de diesel verde (HVO) e querosene de aviação sustentável (SAF). O investimento será de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos, com previsão de desembolsar entre 50% e 60% do total nos primeiros quatro anos.
A expectativa é produzir 1 bilhão de litros por ano, o que vai reduzir em até 80% as emissões de CO2 com a substituição do combustível fóssil. A nova planta vai utilizar a infraestrutura da Refinaria de Mataripe, como água, energia, vapor e o Terminal Madre de Deus (Temadre), adquirido junto com a unidade. Será construída uma unidade de geração de hidrogênio sustentável, para o hidrotratamento dos combustíveis. A previsão é iniciar as obras já em janeiro de 2024.
O memorando com o governo da Bahia é assinado em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Na volta da visita oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Abu Dhabi para uma reunião com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, no Palácio Presidencial.
O entendimento com o governo baiano prevê a criação de grupos de trabalho sobre inovação, ciência, tecnologia e logística, para avaliar, entre outras, as medidas necessárias para melhorar as vias de acesso à refinaria.
Em um primeiro momento, a produção de 20 mil barris diários de diesel verde (HVO-Hydrotreated Vegetable Oil) e querosene de aviação sustentável (SAF, Sustainable Aviation Fuels) será feita a partir da soja ou do milho e será exportada, o que está previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2026. Mataripe tem capacidade para refinar 300 mil barris de petróleo por dia, ou 14% da demanda nacional por derivados da “commodity”.
O acordo com o governo da Bahia prevê estudos que serão feitos para desenvolver o uso da macaúba, que será a matéria-prima da Acelen em pequena escala em 2029 ou 2030, e que vai atingir a produção plena a partir de 2035, informaram ao Broadcast vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e ESG, Marcelo Lyra, e o vice presidente de Novos Negócios, Marcelo Cordaro.
Impacto
A segunda fase do projeto prevê o plantio de macaúba em área de 200 mil hectares, priorizando terras degradadas, o equivalente a 280 mil campos de futebol. Serão utilizadas plantações em larga escala e familiares, com previsão de gerar cerca de 90 mil empregos e um impacto econômico de R$ 85 bilhões nos próximos 10 anos. “Eu costumo dizer que esse negócio é ESG na veia”, disse Lyra sobre o impacto socioambiental que a nova planta terá na região.
De acordo com Cordaro, a primeira fase visa o mercado internacional porque o Brasil ainda não tem ambiente regulatório para esses combustíveis, o que torna o produto mais competitivo no exterior. Os mercados visados são os Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa. “Quando o Brasil ajustar o ambiente regulatório, a gente começa a mirar o mercado local”, disse Cordaro.
O executivo explica que o diesel verde, ou renovável que será produzido pela Acelen substitui 100% do diesel fóssil, ou seja, pode ser usado com o mesmo motor usado com o diesel fóssil sem nenhuma alteração, resíduo ou dano (“drop-in”). A vantagem da macaúba, segundo o executivo, é que a planta nativa gera muito mais energia por hectare por ano do que a soja ou similares.
“A macaúba é uma árvore nativa a ser domesticada, e a gente vai trabalhar na domesticação da macaúba, no domínio genético até a produtividade de cultivo e extração, gerando todos os produtos que o óleo de macaúba pode gerar: óleo, fibra e proteína”, informou.
Pesquisa
Entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões serão investidos na pesquisa da semente até o refino da macaúba. Acordos estão sendo fechados com institutos de agronomia, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, conhecida pelos estudos da genética de macaúba; o Instituto Agronômico de Campinas; a Embrapa; e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP); entre outros.
“Estamos também fechando com instituições internacionais que têm interesse nesse desenvolvimento aqui, e que pertencem a alianças agronômicas globais”, afirmou Cordaro.
Com a concretização do projeto, a Acelen pretende se tornar um dos líderes mundiais no segmento de produção de biocombustíveis a partir de culturas agrícolas de alta energia, desde o plantio das sementes até a produção dos combustíveis renováveis, destacou Lyra.
“Estamos cumprindo a promessa de ser um ator relevante na transição energética. Estamos falando de R$ 12 bilhões. O fato de trazer para o mercado de refino um agente (Mubadala) com essa capacidade de investimento permitiu que, um ano depois da compra (da refinaria), já estejamos trabalhando e anunciando investimento superior aos US$ 1,8 bilhão (da aquisição) em combustível renovável”, ressaltou.
A Acelen investiu R$ 500 milhões, em 2022, para modernizar a planta adquirida da Petrobras e vai repetir o mesmo desembolso este ano. De acordo com Lyra, o mesmo será feito em 2024 e 2025. “A planta de combustível fóssil continuará a ser modernizada”, afirmou.
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