Segundo IPEA

Bahia está em 2º lugar entre os estados com maior defasagem em número de Defensores Públicos

Novos Defensores Públicos tomaram posse na sexta-feira (15) mas déficit no interior ainda é alarmante

Bahia está em 2º lugar entre os estados com maior defasagem em número de Defensores Públicos Bahia está em 2º lugar entre os estados com maior defasagem em número de Defensores Públicos Bahia está em 2º lugar entre os estados com maior defasagem em número de Defensores Públicos Bahia está em 2º lugar entre os estados com maior defasagem em número de Defensores Públicos

Acorda Cidade

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) realizou a ‘posse popular’ dos novos defensores, na última sexta-feira (15), durante mutirão que ocorreu na Estação Nova Lapa. Apesar do incremento, ainda é grande o déficit no interior, justamente onde a população mais carece dos serviços do órgão. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Bahia ocupa o 2º lugar no ranking dos estados com maior defasagem neste setor. Atualmente, há apenas um defensor para cada 55 mil habitantes, o que acarreta no acúmulo de processos e consequentemente na resolução dos conflitos. Em toda Bahia há apenas 345 defensores, para todo o estado.

Neste mês está prevista ainda a nomeação, nos próximos dias, de um novo Defensor Público Geral. A escolha, que será feita pelo governador Rui Costa, pode ser crucial para o futuro do órgão. Se por um lado, existem candidatos à pasta que tem por prioridade aumentar o número de Defensores Públicos, expandindo a Defensoria Pública para o interior – vale salientar que existem ainda cerca de 90 aprovados, no último concurso de 2017, ainda à espera de convocação –; outros priorizam equiparar subsídios atuais aos dos Promotores Públicos. Resta saber qual será a escolha do Governador.