Feira de Santana

Bacia do Jacuípe: audiência pública discute soluções para a maior bacia hidrográfica de Feira de Santana

A comunidade pode participar acessando feiradesantana.ba.gov.br.

27/05/2021 às 18h27, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O segundo dia de audiência públicas eletrônicas para tratar da elaboração do programa de controle de cheias em Feira de Santana foi marcado pela participação popular interessada em contribuir e opinar para o primeiro relatório propositivo do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.

Desta vez, a bacia do Jacuípe, a maior em densidade populacional entre as três (Subaé e Pojuca), foi o objeto de estudo da Fundação Escola Politécnica da UFBA e da própria comunidade. Feira X, Baraúnas, Rua Nova e Chácara São Cosme estiveram entre os bairros discutidos na região.

Mais uma vez, a Prefeitura esteve na condição de ouvinte e foi representada pelo secretário de Planejamento, Carlos Brito, que acompanhou as contribuições para a prevenção e redução dos prejuízos causados pelas chuvas. “A bacia do Jacuípe tem, também, importância histórica como a área que deu origem à Feira de Santana”, salientou o secretário.

Brito frisou que a Prefeitura já possui uma proposta de reurbanização para a Lagoa do Prato Raso. O projeto permitirá resolver os impactos ocasionados pelas enchentes que afetam as Baraúnas e o Feira X em período chuvosos. “Esse plano será mais uma conquista para todos os feirenses”.

Nesta audiência foi tratado o planejamento das ações que definem subetapas intermediárias para até 2040. A primeira delas engloba ações imediatas e de menor complexidade, como desobstrução de galerias, recuperação ou adequação de estruturas hidráulicas deficientes. A longo prazo, propostas para aprimoramento institucional e sustentabilidade dos serviços de drenagem e manejo de águas pluviais.

A última audiência pública será realizada amanhã, 27, das 9h às 11h, focada na bacia do Pojuca. A comunidade pode participar acessando feiradesantana.ba.gov.br. Não é necessário inscrição prévia e o interessado deve assinar lista de presença online.

As informações são da Secom de Feira de Santana. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade