Educação

Aulas das escolas municipais começam nesta segunda-feira (21)

Os estudantes da Educação Municipal terão 200 dias letivos e 800 horas. As aulas seguem até o dia 26 de dezembro.

20/03/2022 às 15h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta segunda-feira (21), começam as aulas, de forma 100% presencial, nas Escolas Municipais. Foram matriculados 53.164 estudantes, entre novos alunos e renovações.

De acordo com o calendário letivo de 2022, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, os estudantes da Educação Municipal terão 200 dias letivos e 800 horas. As aulas seguem até o dia 26 de dezembro.

"Estamos retomando agora o ensino 100% presencial e o cumprimento de 200 dias letivos. É uma nova fase. Em 2021, vivenciamos inúmeros desafios, foram três momentos distintos para a Educação: ensino não presencial, híbrido e presencial. Nossa expectativa é que seja um ano bem avaliado em relação a aquisição de competências e habilidades para o estudante", avalia a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

O ano letivo será dividido em três trimestres: o primeiro de 21/03 a 21/06. O segundo de 04/07 a 23/09 e o terceiro de 26/09 a 26/12, cumprindo assim a carga horária exigida para a educação básica.

Preparativos para a volta às aulas

As 207 escolas da rede municipal estão nos preparativos finais para o retorno. As unidades de ensino passam por intervenções e manutenção na estrutura, como pintura, pequenos reparos e revisão elétrica e hidráulica.

Em breve, novas escolas serão entregues. E com a aprovação do orçamento de 2022 unidades escolares serão construídas ou passarão por reformas de grande porte (reconstrução). O Centro Municipal de Educação Inclusiva, localizado no antigo Feira Tênis Clube, também será inaugurado.

Além disso, a gestão escolar e professores das escolas municipais estão participando da Semana Pedagógica, entre 14 e 18/03. Formação destinada para a organização e orientações específicas sobre o ano letivo.

O quadro de funcionários da Educação também está aumentando. Na última quinta-feira, 17, mais seis professores foram empossados como docentes. O suporte pedagógico será fortalecido com a contratação de estagiários para auxiliar na Educação Infantil e Especial.

Através do programa Tempo de Aprender, os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental contarão com assistentes de alfabetização em sala de aula. O objetivo do projeto é qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e acompanhar o rendimento das competências e habilidades compatíveis com cada ano escolar.

"São várias questões positivas que devemos implementar neste ano letivo, é um compromisso que temos com os alunos e a comunidade para promover uma educação de qualidade", ressalta a secretária Anaci.

Informações da Secretaria Municipal de Comunicação 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

governador Jerônimo Rodrigues- Foto- Repórter Ed Santos- Acorda Cidade.jpg1

"Aprovação em massa"

"Se tiver que ser feito ajuste será feito. Eu não vou ter vaidade", diz governador da Bahia após repercussão negativa em fala sobre de portaria da Educação

O governador argumentou que a reprovação recai principalmente sobre os estudantes mais vulneráveis, perpetuando desigualdades sociais e raciais.

21/02/2024 às 16h50

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores

Educação

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação e reivindicam mais professores para Escola

A secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim recebeu as mães em sua sala e também a reportagem do Acorda...

21/02/2024 às 06h35

Jullie Dutra

Educação

A metodologia de ensino tem que ser para a vida, não é só para passar no vestibular", diz vencedora do quadro ‘Quem quer ser um milionário’

Segundo Jullie Dutra, a educação foi a chave para vencer as barreiras e conquistar sonhos, à exemplo do prêmio milionário....

19/02/2024 às 17h55

Inauguração Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo - sala de aula ft paulo josé acorda cidade3

Feira de Santana

Maior escola municipal de Feira de Santana é inaugurada no antigo prédio do Caic

Mais de mil estudantes serão atendidos nos ensinos fundamental e infantil. 

19/02/2024 às 13h12

Inauguração Colégio de Tempo Integral Georgina Erismann

Educação

Com a participação do governador, Colégio de Tempo Integral Georgina Erismann é inaugurado no bairro Olhos D’água 

Foram investidos cerca de R$ 31 milhões.

19/02/2024 às 12h40

Manifestação de pais e responsáveis

Educação

Pais fazem manifestação para cobrar inauguração de escola no Papagaio; secretária afirma que entrega será ainda neste mês

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, que deu retorno à comunidade....

19/02/2024 às 09h22

image

Rádio acorda cidade