Política

Audiência Pública discute educação e primeiro emprego em Feira de Santana

O vereador Valdemir Santos, que coordenou a audiência pública, junto com o vereador Petrônio Lima, salientou que foi uma audiência pública bastante concorrida e de uma importância muito grande.

06/12/2021 14h55, Por Gabriel Gonçalves

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (6), na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater a criação das políticas públicas para a área da educação e do emprego, em Feira de Santana.

De acordo com a fundadora do Mov Bahia, Isabela Souza, a audiência tratou sobre três temas importantes que foram Juventude, Educação e Primeiro Emprego.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“São temas que a juventude precisa muito buscar. Como fundadora do Mov Bahia, foi uma das principais coisas que a gente percebeu no nosso estado. Hoje a gente tem uma das piores educações do país, tomamos nota zero em educação à distância e isso faz com que nossos jovens tenham um déficit enorme, já saem com deficiência do Ensino Médio e isso dificulta na procura do primeiro emprego. O que acontece é que a maioria dos jovens baianos está em sub empregos. Eles precisam ter uma educação de qualidade para que possam sonhar com empregos melhores, entrar em uma universidade, se qualificar e conseguir ocupar melhores vagas de empregos. Audiências públicas como essa visam discutir os problemas e pensar em soluções para a juventude estar cada vez mais capacidade”, afirmou.

Ela destacou que o Mov Bahia é um movimento estadual, que está presente em todos os 27 territórios da Bahia, e no Portal do Sertão já está em praticamente todas as cidades. “A ideia é discutir os problemas locais, e aqui em Feira temos discutido muito a educação e o primeiro emprego, temos feito o raio-x das escolas públicas para ter um diagnóstico e buscar soluções para essas questões”, acrescentou.

A professora Marcela Mendes, que também estagia na rede estadual de ensino, afirmou que após provocações do movimento, a merenda escolar distribuída pelo estado vem melhorando, mas a que é distribuída pelo município ainda tem deixado a desejar.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Como parte da sociedade civil, entrei com uma ação contra a prefeitura no Ministério Público, para que desse uma merenda escolar para os alunos, pois estavam recebendo e não estavam repassando. Após essa entrada no MP, reforçando a entrada da APLB também, essa merenda começou a ser distribuída com as cestas básicas, porém ainda está precária. Tenho recebido de alguns alunos do município denúncias de que os alunos só estão recebendo suco e três bolachas. Espero que os vereadores presentes nesta audiência pública façam a averiguação da merenda escolar que está sendo dada, como também da melhoria das estruturas. O município está deixando a desejar, com falta de convocação de professores do concurso de 2018, usando um Reda sem necessidade, a precariedade na escola municipal não é indagada”, declarou.

O vereador Valdemir Santos, que coordenou a audiência pública, junto com o vereador Petrônio Lima, salientou que foi uma audiência pública bastante concorrida e de uma importância muito grande.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós sabemos que a juventude tem sofrido, a violência na nossa cidade tem aumentado desenfreadamente, fruto de uma educação precária, e também da falta de emprego. Junto com Petrônio fizemos essa parceria e provocamos essa audiência. A juventude expôs suas necessidades e acredito que a partir dessa audiência coisas boas surgirão na nossa cidade, como melhoramentos da educação, o esporte, que está praticamente sendo extinto das escolas, pois as quadras e o esporte não estão sendo valorizados. Vamos pegar todos esses assuntos e levar ao executivo. E ao mesmo tempo a questão do primeiro emprego, que foi bastante discutido aqui, e temos visto pouco em nossa cidade”, disse. (Por Laiane Cruz, com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade)

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade