Atividades durante uma semana comemoram o Dia da Água

22/03/2010 às 18h20, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Desde 1993, o 22 de março marca o Dia Mundial da Água. A medida foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando chamar a atenção do mundo para a escassez do maior bem natural do planeta, assim como buscar soluções para o problema. A Prefeitura de Feira de Santana se uniu a organizações não governamentais como Associação Ecológica Buriti, SOS Rio Paraguaçu, Movimento Água é Vida, Associação Protetora dos Animais e aos órgãos estaduais Embasa e Inga para desenvolver inúmeras atividades informativas, práticas e conscientizadoras durante a semana.

Foto: Secom

A abertura do evento, na manhã desta segunda-feira, contou com a participação do prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado da primeira-dama Graça Pimenta, secretários de Meio Ambiente Antônio Carlos Coelho, Comunicação Social Edson Borges, e de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro.

Nos estandes montado no local, “os visitantes encontram orientações sobre a preservação da água no planeta, considerando que o bem é vida e é necessário mantê-lo para que a Terra sobreviva no futuro”, conforme explica o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Coelho.

“Um bem sem o qual a vida não pode brotar, mas que ao longo dos anos a sociedade tem descuidado da sua preservação” , completa Horácio Amorim, diretor do Departamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Além de explicações, livros, panfletos e banners, a sociedade feirense pode conhecer o “Kit Higiênico”, criado pelo tecnólogo Gerson França. Segundo o autor da invenção, com o aparelho movido a energia solar é possível que qualquer pessoa tome banho com apenas três litros de água e lave as mãos com 30ml. “É um aparelho com um armazenador de 20 litros e uma bomba que otimiza o sitema. O giro da água é maior e cai mais forte a quantidade é menor”, garante Gerson França ao tempo em que demonstra o equipamento.

Uma outra oportunidade é entender como funciona o tratamento de água na Embasa. Adilson Canário, engenheiro ambiental e técnico da empresa explica todo o processo, através de uma pequena estação de tratamento.

De forma resumida, a água que chega suja a estação, passa por processo de decantação (a sujeira vai para o fundo do recipiente), coagulação (agrupamento da sujeira) com o uso do sulfato de alumínio, filtração e aplicação do cloro. Após essa etapas a água tratada vai para o reservatório da Embasa de onde segue para a rede de distribuição.

Ainda nesta semana serão realizadas palestras em escolas municipais na terça-feira (23) e quarta-feira (24). Na quinta-feira (25) será realizada uma visita à Estação de Tratamento da Embasa. Na sexta-feira (26) o seminário “A Importância da Água Para a Manutenção da Vida” acontece no auditório da Secretaria de Saúde e no sábado (27) uma caminhada ecológica e plantio de mudas na nascente do rio Subaé encerram as comemorações. As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade