Dia de Santo Antônio

Conheça 10 fatos curiosos sobre a vida de Santo Antônio

Uma programação também será realizada no Santuário Santo Antônio de Feira de Santana nesta quinta-feira.

13/06/2024 às 11h08, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Igreja dos Capuchinhos
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (13), é celebrado o Dia de Santo Antônio, data que marca e relembra a morte do santo. Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, é também conhecido como “Santo Antônio Casamenteiro”.

Mas você conhece algumas curiosidades sobre a vida de Santo Antônio? O Frei Mário Sérgio, ex-pároco da então Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos e, hoje, Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Feira de Santana, listou algumas curiosidades sobre o santo. Veja:

  1. Nome de Batismo: Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195, com o nome de Fernando de Bulhões. Ele só adotou o nome Antônio ao ingressar na Ordem dos Franciscanos.
  2. Mudança de Ordem Religiosa: Inicialmente, Santo Antônio era agostiniano. Ele decidiu se juntar aos franciscanos depois de conhecer cinco frades franciscanos que foram martirizados no Marrocos, inspirando-o a seguir seus passos.
  3. Viagem ao Marrocos: Santo Antônio desejava pregar no Marrocos, mas adoeceu gravemente logo após sua chegada e teve que retornar à Europa.
  4. Conhecimento Teológico: Ele era conhecido por sua vasta erudição e profundo conhecimento teológico, tanto que São Francisco de Assis o autorizou a ensinar teologia aos seus confrades, algo inicialmente raro na Ordem Franciscana.
  5. Pregações Poderosas: Sua habilidade de pregar era tão notável que atraía multidões, e ele é famoso por ter pregado aos peixes quando os homens se recusavam a ouvir sua mensagem.
  6. Milagre dos Peixes: Em uma cidade onde os habitantes ignoravam sua pregação, Santo Antônio teria ido até a beira-mar e começado a pregar aos peixes, que se reuniram à sua frente, comprovando seu poder de comunicação divina.
  7. O Santo Casamenteiro: Ele é conhecido popularmente como o “santo casamenteiro” porque muitos acreditam que ele intercede na vida amorosa das pessoas, ajudando a encontrar um bom casamento.
  8. O Milagre da Hóstia: Um dos milagres atribuídos a Santo Antônio é o episódio em que ele demonstrou a presença real de Cristo na Eucaristia, fazendo com que uma mula faminta se ajoelhasse diante da hóstia consagrada.
  9. Protetor dos Pobres: Santo Antônio é amplamente reconhecido como o protetor dos pobres. Ele distribuía esmolas e pedia aos ricos que ajudassem os necessitados.
  10. Canonização Rápida: Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231, e foi canonizado apenas 11 meses após sua morte, em 30 de maio de 1232, uma das canonizações mais rápidas da história da Igreja Católica.

Esses fatos refletem a vida extraordinária de Santo Antônio e a profunda influência que ele teve na Igreja e nas pessoas ao seu redor. E você, acrescenta quais fatos curiosos da vida desse ilustre português?

Roma, 13 de junho de 2024

Por Frei Mário Sérgio, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade