Brasil
Aprovado na Câmara projeto que amplia provas da Lei Seca
O texto aprovado estabelece que podem ser usadas, para constar a embriaguez, provas testemunhais, exame clínico, imagens e gravações em vídeos.
12/04/2012 às 08h12, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
Agência Brasil – A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, em votação simbólica, por unanimidade, o projeto de lei apresentado pelo deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que amplia o número de provas que podem ser usadas para constatar o estado de embriaguez do motorista condutor de veículo. A medida visa a aperfeiçoar a chamada Lei Seca, que trata da punição de motoristas que dirigem sob efeito de determinado nível de álcool no sangue.
O texto aprovado estabelece que podem ser usadas, para constar a embriaguez, provas testemunhais, exame clínico, imagens e gravações em vídeos. Pela lei atual, só podem ser aceitas como provas o teste do bafômetro e o exame de sangue. Ele também dobra a multa de quem dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas que causam dependência. O valor da multa para quem dirigir sob influência de álcool, que hoje é R$ 957,70, passa para R$ 1.915,40.
A matéria foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pelo deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) apresentado ao projeto de Hugo Leal. Caberá agora aos senadores discutirem e votar a ampliação de provas que podem ser usadas para constatar a embriaguez de motoristas. Se o texto for modificado, ele retornará para nova votação na Câmara.
A decisão de votar hoje a matéria foi tomada na semana passada, em reunião do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), com líderes partidários e com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro. Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou válidas apenas as provas de exame de sangue e de teste do bafômetro.
Outras modificações na Lei Seca para tornar mais rigorosas as punições para quem dirige sob efeito de álcool deverão ser votadas no próximo mês de junho, segundo o deputado Hugo Leal. Ele acredita que deverão ser aprovadas penas maiores para motoristas pegos dirigindo bêbado.
Mais Notícias

Brasil
Maceió decreta estado de emergência por risco de colapso em mina
Vários bairros da capital alagoana correm risco de afundamento de solo.
30/11/2023 às 20h40

Brasil
Feriado nacional do Dia da Consciência Negra é aprovado na Câmara
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de...
30/11/2023 às 08h41

IR
Receita paga nesta quinta lote residual de restituição do Imposto de Renda
O pagamento será feito na conta informada na declaração do IR. Ao todo, 358.737 contribuintes foram contemplados.
30/11/2023 às 08h32

Educação
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta quinta (30)
Cerca de 60 mil vagas são ofertadas. Os resultados da pré-seleção, em chamada única, e da lista de espera serão divulgados na...
30/11/2023 às 08h23

Brasil
STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado
Tese jurídica abre brecha para retirada de conteúdos nas redes sociais.
29/11/2023 às 20h42

Polícia
Sete homens morrem e dois são presos durante operação contra grupo criminoso liderado por presidiário em SE
Um dos alvos da operação está preso por um latrocínio que vitimou o policial militar Nabal Gomes Menezes, na zona...
29/11/2023 às 12h12