Crises alérgicas surgem mais agressivas de agora até o fim do ano, principalmente por causa da polinização das árvores floríferas e da inversão térmica.
14/10/2009 17h29, Por Dilton e Feito
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
A primavera costuma intensificar quadros de alergias respiratórias. As crises alérgicas surgem mais agressivas de agora até o fim do ano, principalmente por causa da polinização das árvores floríferas e da inversão térmica.
“Além da alternância entre dias muito chuvosos e dias de baixíssima umidade do ar, é importante prestar atenção aos sintomas. As alergias respiratórias são bastante comuns nesta época do ano e muito incômodas. O nariz escorre e coça continuamente; os olhos ficam irritados mais facilmente e lacrimejam; o doente sente-se adoentado”, diz o pneumologista do Hospital Santa Paula, João Geraldo Simões Houly.
De acordo com o especialista, resfriados que se prolongam por mais de uma semana, presença de secreções esverdeadas, tosse persistente e reclamações constantes de dores de cabeça podem indicar um quadro de sinusite e a necessidade de tratamento específico.
“A doença também costuma prejudicar a respiração noturna, fazendo com que se durma de boca aberta”, diz o especialista.
O pneumologista aponta cinco métodos para prevenir crises alérgicas:
Dias mais quentes são ideais para mandar edredons, tapetes e cobertores de lã à lavanderia. Na volta, eles devem permanecer guardados enquanto estiver calor e não forem necessários, já que são fonte permanente de poeira e ácaros;
Cômodos acarpetados devem ser limpos com aspirador de pó diariamente. A rotina de limpeza da casa em que habitam pessoas alérgicas deve ser diária. Máscaras e luvas emborrachadas devem ser utilizadas também de forma preventiva;
O lixo – ainda que em pequena quantidade – nunca deve permanecer dentro de casa.
Quando o clima apresentar baixos índices de umidade relativa do ar deve-se recorrer a um aparelho umidificador. Na impossibilidade de se adquirir o equipamento, a melhor opção é colocar bacias com água limpa em todos os dormitórios durante a noite para garantir um sono mais tranquilo;
Plantas naturais jamais devem permanecer nos quartos – principalmente de pessoas alérgicas, doentes e crianças;
Fonte: João Geraldo Simões Houly, médico pneumologista do Hospital Santa Paula (www.santapaula.com.br).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Feira de Santana
Tanque da Matinha dos Pretos vai virar área de lazer e preservação histórica
Na última quinta-feira (30), os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano visitaram o local para analisar as condições do terreno.
04/07/2022 às 15h54Boletim
Testagem nas escolas registra 1,17% de positividade para Covid-19
04/07/2022 às 15h37Educação
Junho contabiliza mais de mil casos de Covid-19 em Feira de Santana
Vale destacar que as testagens estão sendo intensificadas pela Prefeitura a fim de rastrear e evitar a proliferação do vírus no município.
04/07/2022 às 15h35Saúde
Bebê com problemas neurológicos precisa de nova regulação e pai cita desespero: ‘Tem que ser para ontem’
Jonatha Pereira compartilhou que a cada dia que passa aumenta nele a sensação de desespero por ver o filho tão pequeno nesta situação, desacordado e com a saúde comprometida.
04/07/2022 às 14h38Inscrições Abertas
Inscrições abertas para a especializaçãomédica do Hapvida NDI e IDOMED
Após efetuar a inscrição, o candidato passa por um processo seletivo composto por duas etapas: prova on-line com questões objetivas e discursivas e, posteriormente, entrevista com o médico supervisor da especialidade e análise de currículo.
04/07/2022 às 14h21Feira de Santana
Após rumores, Pablo Roberto esclarece que mantém pré-candidatura a deputado estadual
Ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (4), o pré-candidato esclareceu que foi diagnosticado com uma hérnia extrusa, sentindo fortes dores na coluna, mas que está em tratamento e continuará com a pré-campanha.
04/07/2022 às 12h31PUBLICIDADE
PUBLICIDADE