Especialistas alertam que a abundante oferta de crédito aos idosos é perigosa para o orçamento pessoal e deve ser trocada por investimento em aplicações financeiras.
28/09/2009 10h24, Por Dilton e Feito
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Praticamente metade dos aposentados tem a folha de pagamento comprometida com empréstimos consignados, que se tornam atrativos por causa das taxas de juros reduzidas. Os especialistas alertam que a abundante oferta de crédito aos idosos é perigosa para o orçamento pessoal e deve ser trocada pelo investimento em aplicações financeiras.
Os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social apontavam que 12,6 milhões dos aposentados haviam contratado crédito consignado, em novembro do ano passado, para um total de 25 milhões de pensionistas.
“As pessoas de terceira idade têm problemas para administrar sua renda que geralmente têm origem na ausência de educação financeira no início da vida”, diz o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor de Terapia Financeira (Editora Gente).
Pouco dinheiro – Para Marcos Barroso, representante da Casa do Aposentado, o problema é o valor reduzido da maioria das aposentadorias. “Muitos idosos acabam aderindo ao empréstimo consignado, principalmente para ajudar familiares, e assim vão se endividando”.
Segundo Domingos, é possível poupar mesmo assim, organizando os gastos do dia a dia. “O aposentado tem que estabelecer seus sonhos de consumo. Uma viagem, um carro ou um presente para o filho ou neto, por exemplo. A partir desses objetivos, ele deve economizar uma quantia por mês, para pagar à vista um desses gastos”, explica.
Diagnóstico – A recomendação do especialista é, primeiro, a realização de um diagnóstico financeiro. O aposentado deve registrar quanto ganha e quanto gasta. Nesse ponto, é importante realizar um levantamento de todas as pequenas despesas realizadas no mês, como gorjetas ou remédios. Detectado todo o orçamento, a dica é ver quanto é possível economizar em um mês e colocar esse montante em alguma aplicação financeira.
“O idoso deve priorizar o dinheiro destinado à realização do seu sonho. Para isso, ele precisa se esforçar com o objetivo de enxugar as pequenas despesas”, afirma Domingos. O crédito consignado só é recomendado para despesas essenciais, como alimentação, que não podem ser adiadas. De outra forma, o melhor é poupar para pagar à vista. (Informações do A tarde)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política
Em Feira de Santana, Bolsonaro destaca reajuste do Auxílio Brasil e ‘baixa’ dos combustíveis
Falando para centenas de apoiadores, Bolsonaro reafirmou seu compromisso com pautas conservadoras e destacou que sua gestão está em uma ‘luta do bem contra o mal’.
01/07/2022 às 13h02Feira de Santana
Santa Casa e Incárdio podem rescindir contrato
A nota divulgada não deixa claro como ficarão os serviços de cardiologia prestados à sociedade através do SUS, e que salvou milhares de vidas ao longo deste período de parceria.
01/07/2022 às 10h11Empregos
Confira as vagas de empregos disponíveis em Feira de Santana
Veja como se inscrever e concorrer a vaga
01/07/2022 às 10h02Feira de Santana
Construção do CMDI chega à fase final, diz prefeitura
As novas instalações vão ampliar a oferta dos serviços de imagem.
01/07/2022 às 08h47Educação
Enade 2022 será aplicado para 26 cursos de graduação; veja quais
Participação no exame é obrigatória para estudantes de cursos superiores.
01/07/2022 às 08h33Polícia
Polícia Civil apreende 1100 pedras de esmeraldas
A Operação aconteceu nos municípios de Campo Formoso e Antônio Gonçalves
30/06/2022 às 12h29PUBLICIDADE
PUBLICIDADE