Meio ambiente

Após reclamações, secretaria diz que poda de árvores em área da Cerb ocorreu para diminuir riscos à população

Várias aves habitavam nas árvores.

16/12/2021 às 07h49, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A poda de algumas árvores na área da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), no conjunto Jomafa, em Feira de Santana, chamou a atenção dos moradores, devido à retirada praticamente total dos galhos e folhagens, restando somente o caule.

De acordo com uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, a prática afugentou diversos animais silvestres que habitam nessas árvores, além de ter causado uma visão assustadora com o que sobrou da natureza.

“A empresa que está fazendo esse trabalho está cortando todos os galhos e só está ficando o tronco. Isso não é podar, é arrancar todo o verde. Os animais silvestres, como micos e passarinhos que ficam alojados nessas árvores, estão apavorados, cheios de agitação por terem pra onde ir”, reclamou a moradora.

Ao Acorda Cidade, o chefe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Camilo Cerqueira, justificou que a empresa fez uma solicitação de poda das árvores, a qual foi autorizada daquela forma pela secretaria. Ele afirmou que as árvores foram plantadas há alguns anos sem planejamento e ofereciam riscos à comunidade.

“São árvores de grande porte, que estão embaixo de uma rede de 11 mil volts. Há 30 ou 40 anos elas foram plantadas de forma desordenada. Aquele tipo de árvore não é para estar naquele local, pois existe uma rede de água pluvial, rede de esgoto, e a questão do gasoduto que passa por ali, além de cabeamento e outras situações, que trazem riscos por conta das raízes profundas. Então foi necessário aquele corte para que as árvores não cresçam demasiadamente como antes”, explicou Camilo Cerqueira.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade