Feira de Santana

Após reclamação sobre demora na distribuição de sementes, secretário diz que o processo de aquisição não é simples

Ele informou que toda equipe está trabalhando para que até o dia 15 de junho, todas as sementes possam ser entregues.

18/05/2021 às 16h04, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

O vereador Luiz da Feira (PROS), usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar ao secretário de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos (Seagri), Pablo Roberto, a distribuição das sementes na zona rural, que segundo ele, está atrasada.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário Pablo Roberto, explicou que o processo de compra das sementes não é algo fácil. Ele informou que toda equipe está trabalhando para que até o dia 15 de junho, todas as sementes possam ser entregues.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Montar esse processo de compras das sementes, não é um processo muito simples, nós tivemos muitas dificuldades porque não encontramos empresas que sequer quiseram fornecer as cotações para que o processo fosse montado. Então com muita luta, muito trabalho aqui da secretaria de Agricultura, como do Departamento de Licitação, nós conseguimos no dia 12 de maio, publicar no Diário Oficial do Município, a licitação nº 038/2021, que será um pregão eletrônico que vai acontecer no dia 25 deste mês. Então na próxima semana vai acontecer a licitação, acontecendo isso, iniciamos a distribuição, mas a gente sabe que tradicionalmente, existe um processo de distribuição até dia 15 de junho, e o que posso assegurar é que estamos trabalhando para que o prazo seja cumprido. Teremos uma reunião nesta quarta-feira com o Conselho de Desenvolvimento Rural e vamos discutir a questão da semana, além de outra possibilidade, caso o processo não seja concluído a tempo", explicou.

Ainda de acordo com o secretário, o processo de distribuição já aconteceu nos meses de abril, maio e até mesmo no início de junho. Ele salientou que neste ano, a quantidade de sementes foi ampliada em 30%.

"Já existiram processos que foram distribuídos nos meses de abril, maio e até no início de junho. Eu conversei com algumas pessoas na semana passada e me informaram que os agricultores recebem as sementes até a primeira quinzena de junho, depois desse período, o plantio fica inviável e corre o risco da semente ser distribuída para outro destino, porque as pessoas podem não plantar. Eu posso assegurar que atendendo uma recomendação do prefeito Colbert Martins, nós ampliamos em 30% a quantidade que foi distribuída em 2019, ou seja, é uma quantidade significativa e nós estamos falando em torno de um milhão de reais em aquisição dessas sementes, que certamente farão diferença para aquelas pessoas que precisam fazer suas plantações", concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade