Feira de Santana

Após mais uma audiência, motorista de aplicativo continua preso enquanto tenta provar sua inocência

Segundo familiares, ele foi feito refém por dois homens que o obrigaram a conduzir o veículo enquanto os criminosos praticavam assaltos.

05/05/2022 às 21h26, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Foi realizada nesta quinta-feira (5), no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana, a segunda audiência de instrução e Julgamento do caso Jefferson Bento Santana, motorista de aplicativo que tenta provar sua inocência desde setembro de 2021, após ser preso sob acusação de praticar vários assaltos.

Foto: Arquivo Pessoal

Conforme relatos dos familiares e amigos, ele foi feito refém por dois homens que solicitaram uma corrida e, após anunciarem um assalto, teriam obrigado o motorista a conduzir o carro enquanto eles praticavam os crimes em bairros da região norte da cidade.

Ao Acorda Cidade, o advogado Marcos Silva destacou que quando pegou o caso de Jefferson viu que ele é inocente, mas mesmo com o parecer do Ministério Público a favor do motorista e a declarações de testemunhas, a justiça ainda aguarda outros elementos para libertá-lo do Conjunto Penal de Feira de Santana.

“Requeremos a liberdade e a revogação da prisão preventiva, inclusive, com parecer do Ministério Público a favor, mas infelizmente a juíza entendeu que ainda não há elementos pra revogar a prisão preventiva. A defesa não vai ficar silente, a gente vai pra cima, e uma coisa eu prometo: é luta. Quando eu peguei o caso de Jefferson eu realmente vi e as provas dos autos inclinam isso, que estamos tratando de um caso de uma pessoa que está num presídio custodiada há quase oito meses, realmente inocente. Isso não é uma situação que aconteceu só aqui em Feira, mas no Brasil. Mas infelizmente esse erro começou lá no dia 23 de setembro de 2021 quando ele foi preso, porque a pessoa que o acusou por reconhecimento de fotografia desdisse. A pessoa disse que não era ele, disse que foi outra pessoa, e foi este elemento que trouxe uma nova roupagem para que o Ministério Público pedisse o relaxamento da prisão. Depois das oitivas de todas as testemunhas, inclusive uma vítima, disse que acredita que ele estava sendo coagido, palavras da vítima”, afirmou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O advogado acredita que a juíza ainda não aceitou o pedido de relaxamento da prisão porque está aguardando outras provas a favor de Jefferson.

“Acredito que a juíza esteja aguardando os dados do celular, que já foram extraídos, estão na Polícia Federal, e estamos aguardando chegar essa nova prova documental. Acredito que ela alcance um novo olhar sobre essa decisão e que a tão sonhada liberdade chegue”, opinou.

Não será necessária outra audiência para divulgar a decisão.

O advogado disse ainda ter se emocionado com as declarações de Jefferson e que acredita nele.

“Quando se coloca o par de algemas, perde a voz, isso Jeferson falou quando perguntaram porque ele não falou, porque ele não brigou. E ele disse isso. Infelizmente nós vivemos em um Brasil com racismo estrutural. Um negro tatuado que foi preso na rua, para sair dá um trabalho danado, mas ele tem um advogado que acredita na inocência dele”, afirmou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

A presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Aplicativo (Sincapp), Vivian Santos, que acompanha o caso, afirmou que mesmo sem conhecê-lo também acredita na inocência do motorista.
“Fiquei surpresa com essa decisão, não tive nem palavras. É muito triste ver um posicionamento desse, acho que o fato eu ter visto Jefferson desta vez mexeu comigo de uma forma diferente porque é uma luta que comprei sem ao menos conhecê-lo, porque eu acredito nesta categoria, porque eu acredito na inocência de Jefferson”, declarou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
 

Leia também:

Justiça remarca audiência para decidir liberdade de motorista de app acusado de assalto

Depoimento de testemunha pode livrar motorista de app acusado de assalto da prisão

Familiares e colegas fazem carreata para protestar contra prisão de motorista por aplicativo

Família busca provar inocência de motorista de app acusado de participar de assaltos em Feira de Santana
 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade