Feira de Santana

Após críticas, secretaria refaz regras para vacinação de profissionais de saúde e de educação física

Ainda conforme o secretário, os profissionais da área da saúde e educadores físicos que não têm vínculo empregatício com alguma unidade de saúde no município deverão ser vacinados apenas nas próximas fases.

03/02/2021 às 17h30, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Depois de críticas por parte da população de que profissionais formados em cursos de saúde e em educação física, mas que não atuam comprovadamente na área, participaram da vacinação contra a Covid-19 realizada ontem (2) em Feira de Santana, por meio de um drive-thru, a secretaria de saúde resolveu refazer as regras para a vacinação desses trabalhadores e passou a exigir a comprovação de vínculo empregatício no município.

“O indivíduo ao ser vacinado tem que comprovar que é profissional de saúde, mediante um documento comprobatório de que está exercendo a sua atividade no município. Ele precisar levar um contracheque, um crachá, algo que o identifique como atuando na sua área e por fim precisar comprovar que é residente em Feira de Santana”, informou o secretário de saúde, Edval Gomes.

De acordo com o secretário, não há nenhum tipo de concordância da prefeitura com pessoas que não são trabalhadores da saúde e que aproveitaram qualquer tipo de brecha para vacinarem de modo ilegal.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente deve reavaliar isso do ponto de vista jurídico. Embora a gente não vá conseguir rapidamente fazer de uma forma que resolva tudo, de uma forma geral, a gente deve avançar pra aquilo que é o melhor, que é fazer uma restrição. A gente restringindo mais será o menos danoso. A gente precisa aperfeiçoar o papel de analisar a situação”, afirmou durante a coletiva.

Educadores físicos

O secretário reafirmou ainda que a inclusão dos profissionais de educação física como grupo prioritário da vacinação está prevista no plano nacional de imunização. “Está também no plano estadual, que inclui trabalhadores que também não têm contato com o público com Covid. Então em tese esse grupo estaria contemplado tanto no plano nacional quanto estadual”, disse.

Ele avaliou que houve uma incompreensão por parte da população em torno do papel desses profissionais na área da saúde.

“Houve muita repercussão sobre os educadores físicos. Em parte acho que há razão, em parte há incompreensão. Onde um educador físico vai fazer o seu trabalho, senão nas ruas, vai executar sua assistência à saúde, senão nas academias, nas casas dos pacientes. Podem estar vinculados a um hospital, a uma clínica de reabilitação, mas a natureza desse tipo de profissão é diferente das outras”, declarou o secretário.

Diante da repercussão negativa do fato de educadores físicos em geral terem se vacinado ontem no drive-thru da secretaria de saúde, hoje a secretaria decidiu restringir a vacinação para esses profissionais.

“Nesse momento, fizemos uma correção e o profissional terá que comprovar sua atuação na área de educação física em alguma unidade de saúde, uma vinculação com algum lugar no município. Houve uma mudança, uma reinterpretação no nosso plano e partir de hoje de manhã já foi feito nesse modelo. Precisa não apenas comprovar que faz parte de um conselho de saúde, mas precisa demonstrar que está atuando, prestando serviço em alguma unidade de saúde. Isso pode ser através de um contracheque ou relatório emitido pela sua instituição, e somando-se a isso, precisa comprovar que é residente em Feira de Santana. Identificada essa questão que gerou conflito, nós rapidamente refizemos o modelo, mais avançado, com essa restrição.”

Ainda conforme o secretário, os profissionais da área da saúde e educadores físicos que não têm vínculo empregatício com alguma unidade de saúde no município deverão ser vacinados apenas nas próximas fases.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade