Apenas 20% do PAC foram usados

09/03/2010 às 18h33, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Relatório da ONG Instituto Trata Brasil, divulgado este mês, mostra que só 20% dos recursos contratados para obras de saneamento do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) foram investidos nos últimos três anos. Das 101obras acompanhadas pela ONG, 23% não saíram do papel e 44% não atingiram 20% de sua execução física.

O relatório analisou contratos de redes coletoras e estações de tratamento de esgoto em municípios com mais de 500 mil habitantes, no total de R$ 2,8 bilhões. O Ministério das Cidades reconhece que há morosidade na execução das obras e contesta os dados apresentados pela ONG. De acordo com o ministério, foram executados 26% dos R$ 10,4 bilhões previstos no PAC para 527 obras em todo o país. A previsão é que 67% das obras sejam concluídas até dezembro deste ano, o que corresponde a 40% dos recursos destinados para o setor.

Em dezembro do ano passado, um estudo do Ministério das Cidades mostrava que, mesmo com todos os recursos reservados para obras de saneamento, se o país mantivesse o mesmo ritmo, levaria 66 anos para universalizar a coleta de esgoto. A meta do milênio, com a qual o Brasil se comprometeu, era ampliar a rede de coleta para atender 70% da população até 2015. Atualmente, apenas 42% dos brasileiros são atendidos.

Informações da Agência O Globo

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade