Aniversário da cidade

Apaixonado por Feira, jornalista Zé Coió relembra vida noturna da cidade em décadas passadas

Ele conta que foi dono de 32 empreendimentos entre bares, restaurantes, boate, casas de shows e até boliche.

18/09/2020 às 09h42, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O jornalista José Carlos Pedreira, Zé Coió, de 83 anos, é um apaixonado por Feira de Santana, pelas figuras populares e pela rotina da cidade. Proprietário do tradicional Jornal Feira Noite e Dia, que existe há 40 anos, ele tem muitas memórias da atividade profissional e também dos anos em que foi dono de casas noturnas e das muitas festas em que participou.

No aniversário de Feira, Zé Coió, relembrou em entrevista ao Acorda Cidade como era a vida noturna da cidade nas décadas de 70, 80 e 90 e contou que em 40 anos, foi dono de 32 empreendimentos entre bares, restaurantes, boate, casas de shows e boliche.

“Eu tive durante a minha trajetória, 32 casas noturnas em Feira de Santana. Só na esquina da Rua Castro Alves, a rua do poeta, eu tive quatro casas noturnas. Tive tudo que se possa imaginar nessa cidade, trabalhando, lutando pela vida, chegando em casa, 4h, 5h da manhã, mas lutando pela vida sempre e com um detalhe, com dignidade. Procurando me respeitar. Procurei manter a minha vida com respeito para que eu chegasse a essa altura do campeonato com oito netos, duas bisnetas, com meus filhos, olhasse para trás e dissesse que eu fui útil aos meus filhos e a sociedade”, comentou.

O jornalista considera as últimas quatro décadas como os “Anos dourados” da Princesa do Sertão. Quando existiam o Feira Tênis Clube (FTC), o Clube de Campo Cajueiro e os bailes como Noite do Havaí e Caju de Ouro. Segundo Coió, esses clubes e essas festas movimentavam a sociedade feirense e faziam muito sucesso.

Zé Coió também comentou sobre a Micareta de Feira, que ao longo de anos vem passando por mudanças desde a sua estrutura, como a mudança de local. O jornalista e o amigo Naron Vasconcelos, foram os responsáveis por trazer para a cidade os primeiros camarotes.

“Não existiam os camarotes. Nós dois fomos à Zé Falcão (ex-prefeito da cidade que já faleceu e tinha e era chamado carinhosamente de Zé Festinha) e o chamamos para fazer uns camarotes na Avenida Getúlio Vargas. Ele que era o prefeito na época, tomou e assim nós fizemos 20 camarotes. Foi o maior barato na Micareta. Ficaram lotados. Os grandes artistas da música baiana passavam por nós e foi aquela coisa formidável. Eu me orgulho muito do que eu fiz na noite de Feira porque eu só fiz alegria, tive bares ótimos. Tive um bar que saía tudo do mar, defronte ao FTC que foi um espetáculo, junto tive o Garibaldi e do outro lado tinha o boliche que foi também um lugar encantador”, relatou.

Para Zé Coió, Feira de Santana é uma cidade muito alegre, mas atualmente é carente de grandes eventos e clubes. Ele também já realizou concursos de beleza entre jovens e atualmente realiza o Troféu Noite e Dia. Uma premiação que reúne as melhores empresas e os profissionais que se destacam.

“Eu já faço o Troféu Imprensa há 20 anos e é outra festa maravilhosa que nós premiamos as pessoas que fazem Feira de Santana crescer. O progresso de Feira está na mão dessas pessoas. Feira é uma cidade feliz que está presente em várias outras cidades que estão em volta. Eu vivi intensamente a história. Eu me apaixonei, sou apaixonado pela história de Feira de Santana. A cidade tem seus defeitos e momentos difíceis. Estamos passando um momento meio difícil, mas acredito que podemos voltar a ser a grande Princesa do Sertão”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Cras Jardim Acácia

Feira de Santana

Moradores reclamam do atendimento no Cras Jardim Acácia: “sistema fora do ar e apenas 10 fichas pela manhã"

O serviço havia sido suspenso há dois dias por conta da indisponibilidade do sistema.

08/05/2024 às 09h37

Temporais no Rio Grande do Sul

Solidariedade

Campanhas Solidárias de Feira de Santana recolhem doações para ajudar Rio Grande do Sul

Estão recebendo água, roupas, alimentos, colchões, cobertores, agasalhos, itens de higiene e ração animal, sapatos, entre outros itens.

08/05/2024 às 09h28

Protesto

Feira de Santana

Moradores do bairro Pedra do Descanso realizam protestos após demissão de enfermeira no USF II

Segundo os moradores desde a segunda-feira (6), a unidade de atendimento está fechada devido aos protestos.

08/05/2024 às 09h18

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE

Feira de Santana

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE

Quem tem o cadastro biométrico pode realizar a regularização através do Autoatendimento Eleitoral até o prazo desta quarta (8).

08/05/2024 às 08h28

Igreja recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; veja como ajudar

Ponto de arrecação

Igreja recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; veja como ajudar

O recebimento de doações comecará nesta sexta-feira (10).

08/05/2024 às 06h25

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

image

Rádio acorda cidade