Feira de Santana

Apae promove mobilização em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A programação segue até o próximo sábado (28).

24/08/2021 às 14h57, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Teve início no último sábado (21) e segue até o dia 28, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esse período visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidade específicas de organização social e de políticas públicas.

Em Feira de Santana, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) promoveu, na manhã desta terça-feira (24), a mobilização 'Apae em Ação' com panfletagens.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora da Apae de Feira de Santana, Mary Portugal, informou que a unidade atende cerca de 2.100 pessoas semanalmente, tanto do município, quanto de cidades circunvizinhas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Atualmente nós temos cerca de 2.200 Apaes em todo o Brasil com cerca de um milhão e trezentos mil assistidos, então o movimento Apae se constitui no maior movimento em favor das pessoas com deficiência no Brasil. Aqui nós atendemos os pacientes da cidade e de outras regiões circunvizinhas. Nós temos aqui em média 2.500 cadastradas e, dentro desse número, cerca de 2.100 pessoas são atendidas semanalmente aqui em nossa sede", afirmou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com a diretora da Apae Feira de Santana, o trabalho é desenvolvido atrelado com três segmentos, como a assistência social, a assistência médica e a educação.

"Nós temos profissionais de diversas especialidades, a exemplo de médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, musico terapeutas, massoterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, os professores e pedagogos que são responsáveis por essa área da educação, então nós temos aqui cerca de 200 profissionais", informou.

Até o próximo sábado, uma vasta programação será realizada. De acordo com Mary Portugal, entre os dias 26 e 28, um curso de capacitação também será ofertado.

"Essa semana tem como tema transformar conhecimento em ação e desde sábado que nós estamos tendo Lives e alguns movimentos, exatamente mostrando as ações que a Apae realiza. Hoje mesmo, realizamos aqui na frente da Apae uma mobilização para a comunidade fazendo panfletagem nos carros e tentando demostrar todos os serviços que a gente oferece. Até o próximo sábado teremos excelentes Lives com profissionais renomados de todo o Brasil, com diversos temas pertinentes e entre os dias 26 e 28, nós estaremos no auditório de um hotel aqui da cidade fazendo um curso de capacitação. Esse curso terá o momento presencial e o momento online", disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda segundo a gestora da unidade, é necessário que as leis que são aprovadas sejam cumpridas, para beneficiar as pessoas portadoras de deficiência.

"O Brasil é um país que tem uma legislação enorme a favor das pessoas com deficiência, talvez até a maior legislação do mundo, só não é cumprida. Então assim, nós precisamos de fato que essas leis sejam cumpridas, pois as leis são feitas para isso, nossos representantes deputados fazem as leis, colocam as leis no legislativo, aprovam, mas as mesmas não são cumpridas. O que queremos é que isso de fato aconteça, precisamos transformar em ação todo esse arcabouço que nós temos aí guardados nas gavetas, vamos para frente transformar isso, a ação em realidade", declarou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para Mary Portugal, a Apae tem como objetivo dar condições das crianças terem acesso às escolas regulares e que os adultos possam ter uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho.

"Nós temos aqui um programa de educação permanente que nós passamos para estes profissionais e, além disso, capacitamos nossos assistidos para o mercado de trabalho. Nós não estamos aqui para ter essas pessoas aqui dentro da Apae. Os menores de idade, nós damos condições para que eles possam ter acesso às escolas regulares e, os maiores terem a oportunidade de ir para o mercado de trabalho, porque estes são os objetivos da Apae", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade