A iniciativa objetiva apresentar informações visuais de fácil assimilação e que possam circular tanto entre surdos que utilizam a linguagem brasileira de sinais quanto entre aqueles que não a dominam.
10/06/2020 12h51, Por Rachel Pinto
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
Alunos do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas e Ciências da Saúde (Cecult) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criaram uma animação acessível em Libras com informações sobre a pandemia do coronavírus. O vídeo é uma iniciativa do Projeto de Extensão Farol (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdos na Perspectiva Sócio-Antropológica), coordenado pelo professor Anderson Siqueira e com atuação em diversos campi da Universidade. Segundo Anderson, há uma escassez de informações acessíveis à comunidade surda a respeito da doença, inclusive dos órgãos públicos de saúde."No momento atual de pandemia, informações podem literalmente salvar vidas”, explica o professor.
A iniciativa objetiva apresentar informações visuais de fácil assimilação e que possam circular tanto entre surdos que utilizam a linguagem brasileira de sinais quanto entre aqueles que não a dominam. “Tivemos a ideia de trabalhar com o cinema de animação, que é uma linguagem predominantemente visual”, ressalta Anderson. A partir dessa ideia, o docente formou parceria com a professora do CECULT, Ludmila Carvalho, para produzir a animação. Discentes dos cursos de Licenciatura em Artes e do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias foram envolvidos na produção. “O interessante é que, antes da pandemia, eu estava justamente trabalhando com os discentes sobre a linguagem da animação em stop-motion. Então a atividade, além de prestar um serviço público de fundamental importância, ainda teve um caráter formativo para todos os participantes”, conta a professora Ludmila.
Todo o processo foi elaborado de forma remota e colaborativa, com reuniões virtuais de planejamento e execução. "Os alunos fizeram tudo a partir de suas casas: da concepção da ideia ao roteiro, a criação das ilustrações, a filmagem quadro a quadro, até a montagem e pós-produção. Cada um contribuindo em uma parte do processo, que contou ainda com a consultoria de uma pessoa surda e de uma pessoa da área da saúde. O fato de termos obtido esse resultado em condições de trabalho longe do ideal é uma conquista”, conclui a professora.
Confira: https://www.instagram.com/tv/CBB5D-xA3kt/?utm_source=ig_embed
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Feira de Santana
Polícia Civil encaminha ao MP inquérito sobre morte de jovem em intervenção policial
A família de Marcelo afirma que ele não estava armado e não tinha envolvimento com a criminalidade.
10/06/2020 às 12h51Saúde
Testagem nas Escolas em 2022 tem 99,3% das amostras negativas para Covid-19
Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto.
10/06/2020 às 12h51Feira de Santana
Arraiá do Comércio só terá apoio da prefeitura se houver devolução de recursos para secretaria, diz Colbert
Prefeito aguarda remanejamento de um milhão de reais.
10/06/2020 às 12h51Economia
Ministério demite presidente da Petrobras e anuncia novo nome para ocupar o cargo
Após 40 dias no cargo, José Mauro Ferreira Coelho foi demitido. Indicado para o posto é Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.
10/06/2020 às 12h51Feira de Santana
Feira de Santana pode ganhar Centro de Excelência em Equideocultura
Caso seja aprovado, o Centro será construído no Parque de Exposições João Martins da Silva
10/06/2020 às 12h51Feira de Santana
Homem morre em intervenção policial no bairro Santo Antônio dos Prazeres
O caso ocorreu no bairro Santo Antônio dos Prazeres.
10/06/2020 às 12h51PUBLICIDADE
PUBLICIDADE