Feira de Santana

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias recebem atualização para trabalho integrado

Para a primeira etapa de atualização dos profissionais, foram priorizados os 20 bairros que estão com altos índices de notificação da dengue. Posteriormente serão alcançadas outras localidades.

10/05/2019 às 13h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica (Viep), promoveu uma atualização de integração entre os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Unidade de Saúde Olegário Santos Souza, no Sítio Matias.

De acordo com as diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias da dengue do Ministério da Saúde, é necessário buscar a articulação sistemática da vigilância epidemiológica e entomológica com a atenção básica, integrando suas atividades de maneira a potencializar o trabalho e evitar a duplicidade das ações, considerando especialmente o trabalho desenvolvido pelos ACS e pelos ACE.

O objetivo do Governo do prefeito Colbert Martins Filho é alcançar através dos Agentes Comunitários de Saúde uma abrangência maior na procura dos focos nas residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

Para a primeira etapa de atualização dos profissionais, foram priorizados os 20 bairros que estão com altos índices de notificação da dengue. Posteriormente serão alcançadas outras localidades.

Durante a reunião, a bióloga e capacitadora Sinthya Sacramento, esclareceu as novas atividades das ACS que estarão realizando a fricção mecânica ao identificar focos do mosquito aedes aegypt e caso encontrem grandes criadouros, terão a responsabilidade de sinalizar ao agente de endemias a área que deve ser trabalhada.

“Os ACS não irão aplicar nenhum larvicida ou quaisquer venenos contra o mosquito. Esse trabalho integrado vem para abranger uma maior área”, ressalta Sinthya Sacramento.

Para evitar o agravamento da dengue, as unidades de saúde estão sendo orientadas a criar o “cantinho da hidratação”, que dispõe água para os usuários SUS. “A hidratação é muito importante para evitar o agravamento da doença que pode causar a morte. Devemos estimular a hidratação e a procura pela assistência médica nos primeiros sintomas”, explica Sinthya Sacramento.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, ressalta que a população deve permitir a entrada dos profissionais fardados e identificados como Agente Comunitário de Saúde e Agente de Controle de Endemias para realizar o trabalho. “No controle a esta epidemia, contamos com a colaboração de todos”, enfatiza.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Comércio de Feira de Santana

Comércio de Feira de Santana

Presidente do Sindicato do Comércio avalia de forma positiva as vendas no Dia das Mães

Diversos segmentos se destacaram nesse período do Dia das Mães, inclusive os bares neste domingo, devido à grande quantidade de...

13/05/2024 às 17h29

unex medicina

Banco de Dados

Unex abre processo seletivo para Cadastro de Reserva de docentes em Feira de Santana

Estão sendo ofertadas vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Inscrições de 13 a 22 de...

13/05/2024 às 13h28

Serviço da Embasa

Feira de Santana e região

Fornecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (15) para interligar nova adutora

Serviço programado é etapa necessária para colocar em operação, futuramente, a 3ª etapa de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento....

13/05/2024 às 13h20

Unex

Medicina - Unex

Processo Seletivo contempla todos os interessados em ingressar no curso nota máxima do MEC

A Medicina Unex conta com professores, médicos e doutores renomados e de reconhecimento do cenário da saúde local.

13/05/2024 às 13h16

Praça Morada das Árvores

Feira de Santana

Falta de limpeza e segurança: moradores reclamam de condições de praças no Conjunto Morada das Árvores

Segundo José Reis, que reside entre as ruas G e F, os desafios com a alta vegetação já perduram há...

13/05/2024 às 11h25

Rua Santo Agostinho

Feira de Santana

Moradores solicitam tapa-buracos em Rua do bairro Santa Mônica após serviço incompleto

Além de realizar a obra pela “metade”, um morador também solicitou para que seja feita uma requalificação no piso

13/05/2024 às 10h03

image

Rádio acorda cidade