Universalizar

Salvador será a sede de fórum internacional da área de saneamento na próxima quinta-feira (11)

Com o tema “100 anos em 10: estratégias de investimentos para a universalização do saneamento”, a Bahia sediará o 2º Fórum Universalizar.

05/04/2024 às 07h31, Por Agenda Cultural

Compartilhe essa notícia

Aesbe-anuncia-2o-Forum-Internacional-Universalizar
Foto: Divulgação

2º Fórum Universalizar, da Aesbe com apoio da Embasa, ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, na capital baiana, com palestrantes internacionais e representantes das concessionárias de água e esgoto de todo o Brasil.

Com o tema “100 anos em 10: estratégias de investimentos para a universalização do saneamento”, a Bahia sediará o 2º Fórum Universalizar, nos dias 11 e 12 de abril, no Wish Hotel, em Salvador. Com a parceria da Embasa, o evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) vai trazer palestrantes internacionais e representantes das concessionárias de empresas de água e esgotamento sanitário de todo o Brasil para relatar as experiências de financiamentos públicos e privados para investimentos com foco na universalização em atendimento aos critérios de ESG – Governança, Social e Ambiental.

Anfitrião do evento, o presidente da Embasa, Leonardo Góes, está com a presença confirmada na solenidade de abertura ao lado do presidente da Aesbe e da Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; do coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP, Elcires Pimenta, e o professor da University College London (UCL), Michael Walls. No primeiro dia, serão abordadas as experiências internacionais par alavancar os investimentos do setor de saneamento e em Parcerias Público Privadas (PPPs).

No segundo dia, pela manhã, a Embasa volta a participar do evento com o presidente, Leonardo Góes, que fará uma palestra no painel sobre as experiências nacionais de PPPs; e com a diretora financeira e comercial, Marcela Lima, que se juntará à secretaria executiva da Casa Civil da Presidência, Miriam Belchior, para discorrer sobre o investimento público como instrumento para a universalização do saneamento. O evento conta com a parceria da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Investimento

Na oportunidade, o presidente da Embasa, Leonardo Góes, e a diretora financeira, Marcela Lima, vão repercutir os R$ 6,7 bilhões assegurados para investir na Bahia nos próximos cinco anos, com foco na ampliação do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário. No Relatório de Administração e Demonstrações Financeiras, divulgado no final de março, a Embasa, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), aportou recursos da ordem de R$ 1 bilhão, em 2023, o que possibilitou o acréscimo de 97 mil ligações de água e 69 mil de esgoto ao longo do ano, nos 368 municípios onde atua.

Evento

A programação do evento incluirá a divulgação de estudos e pesquisas da Série Universalizar da Aesbe, oferecendo aos participantes uma visão ampla das últimas tendências e diretrizes práticas no setor. O 2º Fórum Internacional Universalizar representa uma oportunidade para profissionais, estudantes e interessados no setor de saneamento de se aprofundarem nas discussões sobre como ampliar a prestação dos serviços de saneamento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde pública. Informações com a programação completa do 2º Fórum Internacional Universalizar, e como participar, devem ser acessados diretamente no site da Aesbe em: https://aesbe.org.br.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade