Agenda Cultural

Geração de 20: revista de estudantes da Feira de Santana é contemplada em edital do Funceb

Nesta edição, foram selecionados 25 poetas negros (pretos e pardos), indígenas, transgêneros, não-binários e travestis do Portal do Sertão.

18/10/2023 às 13h57, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia


Contemplada pelo edital Diálogos Artísticos — Bicentenário da Independência na Bahia com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa), a Revista Geração de 20 foi a única selecionada para fazer circulações literárias decoloniais no Portal do Sertão. A revista foi idealizada pelos estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Para essa edição, foram selecionados 25 poetas negros (pretos e pardos), indígenas, transgêneros, não-binários e travestis, do Portal do Sertão, que se inscreveram para publicação gratuita de poemas na 6ª edição, que tem como tema central o Bicentenário da Independência na Bahia. A ilustração da capa leva a assinatura do artista visual feirense Ronaldo Porto “Agrestino”.

Homenagem à Maria Quitéria

Serão realizadas três ações literárias durante o Trânsito Poético Circular pelo Portal do Sertão. A primeira parada acontecerá na Escola Municipal José Tavares Carneiro, localizada no distrito da heroína feirense Maria Quitéria; a terceira e última parada acontecerá no Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho, localizado no município de Irará. Em ambas as instituições de ensino público, a programação especial contará com a participação dos/as/us poetas selecionados/as/es para um bate-papo com os estudantes e, logo após, uma oficina de escrita poética. Também haverá declamação de poesias.

Lançamento

A segunda parada do Trânsito Poético Circular pelo Portal do Sertão acontecerá no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O evento de lançamento da edição acontecerá no Dia da Consciência Negra (20/11), às 13h, com entrada gratuita. A programação contará com a participação dos poetas publicados/as/es mais apresentação musical do artista Gio Wilker e contação de histórias com o Observatório de Contação da Uefs.

Distribuição gratuita dos exemplares

Haverá distribuição gratuita de 200 exemplares entre os/as/us poetas publicados/as/es e os
estudantes e bibliotecas das escolas participantes do projeto.

Para mais informações, acesse:
www.geracaode20.org
www.instagram.com/revistageracaode20

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade