ADUFS debate saúde dos professores

13/10/2009 às 11h23, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

ADUFS (Associação dos Docentes Universitários de Feira de Santana) promoverá nesta quinta-feira (15), dia do professor, um debate no Auditório III, da Uefs, às 15h30, uma discussão com o tema “Capitalismo Organizacional e trabalho-saúde docente”. O debate pretende abordar doenças que tem se manifestado nos prpfessores devido a intensa carga-horária de trabalho e das condições precarizadas nas universidades.

De a cordo com a Diretoria da ADUFS, “A lógica produtivista em curso, a imposição do modelo professor-empreendedor, a instauração da competitividade na captação de recursos e no robustecimento da Plataforma Lattes, são alguns dos fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes”.

Umas das enfermidades mais comentadas ultimamente, em docentes de qualquer grau do ensino, é a Síndrome de Burnout, que leva o educador a perder o sentido de sua relação com o trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UNB), a síndrome tem sido considerada uma epidemia que, no fim da década de 1990, atingia 48% dos 52 mil professores investigados em 1.440 escolas espalhadas nos 27 estados brasileiros. 

Como expositor, o professor pesquisador Dr. Francisco Antonio de Castro Lacaz,  médico, estudioso da Medicina do Trabalho, Medicina Preventiva e Saúde Coletiva. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade