ADUFS debate saúde dos professores

ADUFS (Associação dos Docentes Universitários de Feira de Santana) promoverá nesta quinta-feira (15), dia do professor, um debate no Auditório III, da Uefs, às 15h30, uma discussão com o tema “Capitalismo Organizacional e trabalho-saúde docente”. O debate pretende abordar doenças que tem se manifestado nos prpfessores devido a intensa carga-horária de trabalho e das condições […]

13/10/2009 11h23, Por Dilton e Feito

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ADUFS (Associação dos Docentes Universitários de Feira de Santana) promoverá nesta quinta-feira (15), dia do professor, um debate no Auditório III, da Uefs, às 15h30, uma discussão com o tema “Capitalismo Organizacional e trabalho-saúde docente”. O debate pretende abordar doenças que tem se manifestado nos prpfessores devido a intensa carga-horária de trabalho e das condições precarizadas nas universidades.

De a cordo com a Diretoria da ADUFS, “A lógica produtivista em curso, a imposição do modelo professor-empreendedor, a instauração da competitividade na captação de recursos e no robustecimento da Plataforma Lattes, são alguns dos fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes”.

Umas das enfermidades mais comentadas ultimamente, em docentes de qualquer grau do ensino, é a Síndrome de Burnout, que leva o educador a perder o sentido de sua relação com o trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UNB), a síndrome tem sido considerada uma epidemia que, no fim da década de 1990, atingia 48% dos 52 mil professores investigados em 1.440 escolas espalhadas nos 27 estados brasileiros. 

Como expositor, o professor pesquisador Dr. Francisco Antonio de Castro Lacaz,  médico, estudioso da Medicina do Trabalho, Medicina Preventiva e Saúde Coletiva. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

Enem 2022

Enem: startup promove oficina gratuita de Redação; saiba como participar

Interessados podem se inscrever para oficina até 26 de julho.

04/07/2022 às 15h56

Feira de Santana

Tanque da Matinha dos Pretos vai virar área de lazer e preservação histórica

Na última quinta-feira (30), os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano visitaram o local para analisar as condições do terreno.

04/07/2022 às 15h54

Educação

Aviário ganha sua primeira creche

Este é o terceiro CMEI entregue este ano pelo Governo Municipal - os outros dois estão localizados na Mangabeira e Conceição.

04/07/2022 às 15h45

Educação

Seis escolas da rede estadual não retomam atividades nesta segunda (4) após recesso junino

Algumas das escolas que não retornaram estão passando por reformas e ainda esta semana retomam as aulas presenciais.

04/07/2022 às 15h35

Feira de Santana

Após rumores, Pablo Roberto esclarece que mantém pré-candidatura a deputado estadual

Ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (4), o pré-candidato esclareceu que foi diagnosticado com uma hérnia extrusa, sentindo fortes dores na coluna, mas que está em tratamento e continuará com a pré-campanha.

04/07/2022 às 12h31

Educação

'Penteado exagerado': DPE recomenda edição de ponto considerado racista em regimento de escola militar

A recomendação também propõe a realização de ações de formação do corpo docente e funcionários da instituição sobre a diversidade racial brasileira.

04/07/2022 às 09h37

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade