Seleção global

Acorda Cidade é selecionado pelo Google para o News Equity Fund

O anúncio foi feito pelo Google no último dia 15 de novembro.

28/11/2022 às 21h51, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade selecionado no projeto News Equity Fund
Foto: Reprodução/Google

Em todo o mundo, através da Google News Initiative, o Acorda Cidade foi um dos 450 portais selecionados pelo Google para o News Equity Fund 2022 (Fundo de Equidade para o Jornalismo, em tradução livre).

No Brasil, 30 sites que produzem conteúdo autoral e local estão na lista (confira a lista global dos selecionados aqui).

Trata-se de um compromisso global para fornecer suporte financeiro e oportunidades para organizações de notícias que atendem principalmente comunidades sub-representadas.

“Nosso objetivo é fortalecer a inclusão, capacitar ainda mais um ecossistema de notícias diversificadas e apoiar especificamente editores na criação de jornalismo original para audiências sub-representadas em todo o mundo”, ressalta o Google.

O Acorda Cidade atendeu aos requisitos e foi selecionado para manter e aperfeiçoar seu trabalho com foco em Feira de Santana e região, no estado da Bahia, fortalecendo e expandindo o jornalismo comunitário, dando visibilidade aos problemas sociais e às boas iniciativas, em prol do desenvolvimento educacional, artístico e social.

O portal de Feira de Santana e região, que tem foco no jornalismo comunitário, também está entre os seis representantes da região Nordeste. Os demais portais nordestinos selecionados foram Eco Nordeste, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Revista O Grito e Agência Tatu.

Neste ano, o Acorda Cidade também foi selecionado para o Google Lab Brasil, para aperfeiçoar sua infraestrutura digital e foi aprovado para a segunda etapa do projeto, que iniciou com 100 portais selecionados em diversos inscritos no país. Deste grupo de 100, foram selecionados mais 40 para a fase denominada tática, que está em andamento.

O Acorda Cidade também já foi contemplado em outros projetos do Google, a exemplo do Journalism Emergency Relief Fund durante o pico da pandemia de covid-19, também através da Google News Initiative, em 2020. O projeto forneceu auxílio às redações de todo o mundo no período em que os jornais passaram dificuldades financeiras, devido à perda de publicidade e à crise financeira, e ainda assim obteve grande audiência por conta dos serviços prestados com informações diárias e de qualidade para o público.

E as conquistas em 2022 não param por aí, o Acorda Cidade também esteve entre os vencedores do 9º Prêmio de Jornalismo do Sebrae, ocupando o terceiro lugar na categoria Áudio, com o podcast Escuto Cá Entre Nós.

Concorremos com grandes veículos de comunicação da capital, e estar entre os finalistas pela segunda vez no prêmio foi muito gratificante para o time do Acorda Cidade, especialmente para a equipe do podcast, que tem menos de dois anos de existência e já possui dois destaques regionais no prêmio, um em 2020 e outro em 2021”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilton Coutinho X Acorda Cidade X Feira. O quê falar? Apenas parabenizar pois faltam-me palavras para expressar os méritos, o profissionalismo, a competência e, principalmente, a coragem, a luta e a persistência deste guerreiro. Parabéns pela indicação mais que merecida. Um abraço dos veteranos PRFs.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade