Politica

ACM Neto descarta aprovação automática de alunos por causa da pandemia

A questão está sendo discutida por prefeituras no país, que ainda planejam como será a volta às aulas presenciais, suspensas devido à pandemia de coronavírus.

21/10/2020 às 15h36, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), descartou nesta quarta-feira (21) a aprovação automática de alunos da rede municipal de ensino. A questão está sendo discutida por prefeituras no país, que ainda planejam como será a volta às aulas presenciais, suspensas devido à pandemia de coronavírus. Em entrevista coletiva para anunciar a versão virtual da Maratona Salvador 2020, o prefeito classificou como “absurda” a aprovação ou reprovação automáticos dos alunos. Ele ainda defendeu ser necessária uma diretriz nacional sobre o tema e convocou o governo federal a conduzir discussões relacionadas ao assunto. “Não haverá nem aprovação nem reprovação automática. Acho absurdo esse tipo de medida. Defendo que essa seja uma medida nacional, que seja adotada em conjunto por prefeituras, governadores. O ideal é que o governo federal coordenasse esse trabalho, mas, infelizmente, o governo federal não faz sua parte nesta questão”, lamentou. O prefeito não chegou a dar solução para o problema aprovação ou reprovação, mas defendeu que seja feito uma junção do conteúdo não dado em 2020 e do previsto para 2021, como forma de minimizar os impactos de um ano letivo quase perdido. “Será necessário montar um calendário de horas-aulas e conteúdo de 2020 e 2021, um plano que nem reprova e considera o ano perdido e nem aprova e esquece o assunto que tinha que ser dado e não foi dado. A gente tem que ter capacidade de construir um novo calendário, olhando quanto tempo teremos de aula até 2021, observando o quanto de conteúdo precisa ser dado”, afirmou. Ele ainda falou que a prefeitura precisará fazer o reforço escolar para os alunos, como forma de contemplar o período sem aulas. “Nós iremos, com solução e tecnologia, quando as aulas voltarem, dar reforço escolar. A criança terá mais tempo de estudo do que teria em um ano comum. Quando as aulas voltarem, não há como imaginar férias normais, recessos normais, serão inevitáveis aulas aos fins de semana”, declarou. 

Sem data de retorno

Neto e o governador da Bahia, Rui Costa, vão se reunir nesta quarta para discutir a situação da pandemia de Covid-19 na capital baiana. Na pauta, além de outros assuntos, está a volta às aulas presenciais. Mas o prefeito tratou de diminuir as expectativas de quem acredita que, da reunião, sairá alguma data para retomada das atividades escolares. "Vamos especular algumas hipóteses, mas não significa dizer que vamos apresentar um plano ou cronograma. Planos já temos, definições de protocolos, regras, isso está bem desenhado. Mas não queremos deixar nenhuma frustração de que sairemos dessa reunião com algum prazo", afirmou o prefeito, cauteloso. As informações são do Bahia Notícias. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Grupo Político do PT

Eleições 2024

Na Chácara da Luta, Jerônimo, Zé Neto e Coordenação Política dialogam sobre eleições em Feira

Estiveram presentes, além Jerônimo, Zé Neto e Éden Valadares, Adolpho Loyola, Felipe Freitas, Ângelo Almeida, Roberta Santana, Elisangela Araújo, Robinson...

21/07/2024 às 19h09

Neto relembra morte do avô e diz: ‘se ACM estivesse vivo, levantaria a voz contra essa situação horrível da Bahia’

Política

Neto relembra morte do avô e diz: ‘se ACM estivesse vivo, levantaria a voz contra essa situação horrível da Bahia’

Neto evocou a memória do senador, que faleceu há 17 anos, para criticar a atual situação da segurança pública na...

21/07/2024 às 09h48

Prefeitura de Feira e TJBA assinam acordo para otimizar processos fiscais com inteligência artificial

Acordo

Prefeitura de Feira e TJBA assinam acordo para otimizar processos fiscais com inteligência artificial

O objetivo da parceria é utilizar inteligência artificial para agilizar e otimizar a análise de processos fiscais na cidade.

20/07/2024 às 10h24

Prefeitura de Feira_ Foto Jorge Magalhães/ Secom

Feira de Santana

Prefeitura cria Secretaria Municipal Extraordinária de Juventude

A informação foi divulgada na edição do Diário Oficial deste sábado (20).

20/07/2024 às 07h07

PDT confirma convenção em Salvador no dia 25 de julho e tem expectativa de ampliar bancada na Câmara Municipal

Eleições 2024

PDT confirma convenção em Salvador no dia 25 de julho e tem expectativa de ampliar bancada na Câmara Municipal

Presidente nacional licenciado do PDT e atual ministro da Previdência, Carlos Lupi ressaltou a importância da aliança em Salvador com...

19/07/2024 às 14h36

Mestra artesã Maria do Carmo é homenageada com a Comenda 2 de Julho

Reconhecimento

Mestra artesã Maria do Carmo é homenageada com a Comenda 2 de Julho

A condecoração é um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela mestra em prol da cultura baiana.

19/07/2024 às 08h42

image

Rádio acorda cidade