Feira de Santana

Ação Social com serviços voltados para a saúde é realizada no bairro Rua Nova

Para o evento, dois ônibus da Clínica Ciam Ocupacional, da cidade de Itabuna, foram disponibilizados.

13/03/2022 às 12h04, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Foi realizada na manhã deste domingo (13) no bairro Rua Nova em Feira de Santana, uma ação social do grupo 'Eu amo meu bairro', com serviços de corte de cabelo, consulta com oftalmologista, aferição de glicemia, dentre outros, oferecidos à comunidade de forma gratuita.

Em entrevista ao Acorda Cidade, um dos coordenadores do projeto, Gabriel Edson da Silva, contou que a ação tem como objetivo, diminuir as filas de espera, na qual, as pessoas precisam aguardar por muito tempo pelo poder público.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"A grande necessidade hoje a nível nacional, é questão de saúde. A gente tem muitas famílias que precisam de um clínico, de um dermatologista, de um neuro e a gente sabe que a saúde pública não consegue atender com eficácia todas essas pessoas. Então a gente juntou pessoas que tem essa profissão, que tem o amor no coração e a disponibilidade de reservar seu final de semana, para atender aqueles que realmente precisam. Então a gente fecha uma parceria com esses médicos que estão vindo da cidade de Itabuna e estamos percorrendo não só o bairro da Rua Nova, como outros bairros de Feira de Santana, visando em amenizar o sofrimento dessas pessoas na questão da saúde", destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A expectativa segundo Gabriel, é que cerca de 450 pessoas sejam atendidas com este projeto e explicou como surgiu a iniciativa.

"Hoje acreditamos pela estimativa que foi feita, mais ou menos 450 pessoas. A gente tem áreas aí como clínico geral que liberamos 100 vagas, mas acredito que vai ter que dobrar a quantidade pela grande necessidade das pessoas neste atendimento. 'Eu amo meu bairro' surgiu da necessidade de tomar algumas iniciativas da instituição pública, então por exemplo, a gente passa e ver uma praça meio deteriorada, a gente ver uma iluminação pública que às vezes falta nas ruas, então porque a gente não fazer? Muitos cobram da prefeitura, cobram do governo do Estado, mas acho que nós também temos que zelar por aquilo que é nosso. Então juntamos as pessoas que moram na comunidade, que tem essa disponibilidade em ajudar e começamos fazer nossa ação. Aqui na Rua Nova mesmo, há muito tempo que eu não faço solicitação de lâmpadas, de calçamento, de nada, porque tem coisas que a gente vai para cima e consegue fazer e não depende do governo do poder público e consegue executar", disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para a ação social realizada hoje no bairro da Rua Nova, dois ônibus da Clínica Ciam Ocupacional, da cidade de Itabuna, foram disponibilizados.

"É uma equipe de médicos da cidade de Itabuna que tem a coordenação do Dr. Edson Dantas, ele que é ortopedista e clínico, e este projeto vem ajudando muito a nossa cidade de Feira de Santana, nesses atendimentos onde um grupo de médicos que tem a boa vontade, o amor e corta do seu final de semana, corta o seu lazer ou seu momento com a família, e atende em Itabuna durante toda a semana e no final de semana vem aqui para Feira de Santana no bairro da Rua Nova para fazer esta ação, não só aqui mas também em outras cidades. Hoje incluindo o grupo 'Eu amo meu bairro' e os médicos que estão participando, acreditamos que automaticamente tenhamos cerca de 50 pessoas na equipe de organização e o objetivo do grupo, é trazer para as pessoas, a responsabilidade de cuidar daquilo que é seu, independente de política, independente de representante, todo mundo deve ter a responsabilidade de assumir o seu papel e fazer o seguinte, se isso aqui é meu, eu tenho que cuidar, tenho que zelar por isso", enfatizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Gabriel também faz parte da União de Jovens da Bahia. Segundo ele, o projeto já está atuando em cerca de 45 municípios do estado da Bahia.

"Eu represento hoje a União de Jovens a nível estadual, e nós estamos presentes em 45 cidades do Estado. É um grupo de jovens que se uniram no objetivo de trazer dias melhores para juventude, e com isso nós estamos amplificando e ampliando o trabalho. Esses ônibus não vão ficar apenas em Feira de Santana, nós estamos fazendo contato com outras cidades da região como Santa Bárbara, Serra preta, entre outros prefeitos, para estar levando também para estes locais, porque a mesma necessidade que temos em Feira de Santana, tem em Santa Bárbara tem em Jaguara. Hoje a gente busca parcerias com as prefeituras, a gente fez algumas solicitações, mas a maior parte, é tudo participação da comunidade", citou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda de acordo com Gabriel Edson, o público atendeu toda a expectativa do grupo em realizar este projeto no bairro.

"Estamos zerando hoje as filas de espera de atendimento. A gente observa que o cenário hoje no Brasil, são pessoas dormindo na porta de posto, pessoas perdendo noites para poder marcar um clínico, marcar um oftalmologista e aqui de manhã, ele está vindo na porta da casa, sem custo nenhum. O atendimento que essa pessoa teria que dormir na fila para poder conseguir um atendimento, hoje a gente consegue trazer uma solução para um problema que já existe, mas não é um problema que a gente consiga resolver, é um problema de nível nacional. Mas se cada um que tem um amor no coração disponibilizar seu tempo e ajudar aquele que precisa, porque assim, eu tenho muito mas o outro não tem nada, então você pega um pouco do que você tem e dá para aquele que não tem. Enquanto tiver pessoas aqui para serem atendidas nós vamos continuar aqui. Nós estamos hoje com clínico geral, ortopedista, nós temos dentista, medição de glicemia, temperatura, a gente solicitou também da prefeitura aplicação de vacina contra Covid, e também temos um serviço que é mais procurado, que é o neuro. A quantidade de vagas já é menor porque é um grupo bem maior, vamos supor que de uma comunidade de 2 mil pessoas, 500 pessoas precisam de neurologista, então a gente não consegue atender todo mundo em grande massa, mas todo mundo que vir, vai ser atendido", concluiu.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade